Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cônsul zambiano destaca vantagens da cooperação Moxico/Ocidental

     Política              
  • Moxico • Sexta, 26 Maio de 2023 | 16h01
Cooperação entre as províncias do Moxico (Angola) e Ocidental (Zâmbia)
Cooperação entre as províncias do Moxico (Angola) e Ocidental (Zâmbia)
Yambeno Daniel - ANGOP

Luena – O cônsul da República da Zâmbia, na província do Moxico, Sydney Zulu, afirmou hoje, sexta-feira, no Luena, que a cooperação entre as províncias do Moxico (Angola) e a província Ocidental (Zâmbia) vai beneficiar a população que vive nas zonas fronteiriças, fundamentalmente no sector da educação.

Entre os benefícios, o diplomata citou os do sector da educação, que permitirão aos cidadãos angolanos inserirem os seus filhos nas escolas zambianas de forma gratuita, no subsistema do ensino primário ao I ciclo.

Em declarações, esta sexta-feira, à ANGOP, a propósito da visita de três dias que o ministro (governador) da província Ocidental da República da Zâmbia, Capelua Mbangweta, efectuará à província do Moxico, a partir de segunda-feira próxima, mostrou-se expectante e augura que a  cooperação beneficie as duas províncias vizinhas.

Sydney Zulu defendeu a necessidade de se trabalhar nas infra-estruturas, fundamentalmente nas estradas que ligam as duas províncias (Moxico/Ocidental).

“Devemos começar a apostar na construção de infra-estruturas fronteiriças para promover o negócio ao nível do  que se espera”, recordou.

Informou que o seu país pode beneficiar Angola e vice-versa, desde a experiência na área de turismo, agricultura, saúde, entre outros sectores.

Reiterou que o seu país espera obter de Angola o gás butano e o combustível, por serem factores de produção e motor de uma determinada economia, enquanto a Zâmbia poderá oferecer aos angolanos o cereal, ração animal, material de construção, para além de intercâmbio em outras áreas.

Início da Cooperação Moxico/Ocidental

Em Abril último, os governadores das províncias do Moxico e Ocidental, Ernesto Muangala e Capelua Mbangweta, deram início ao estreitamento das relações de cooperação, no quadro das orientações definidas em Janeiro último pelos Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, após visita do Chefe de Estado zambiano ao país.

A primeira reunião entre os dois governadores decorreu na cidade de Mongu, capital da província Ocidental, em Abril último, denomina “1ª sessão de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural “, e durante a qual ambos assumiram o compromisso de desenvolver as respectivas regiões, privilegiando a vertente da formação de quadros, incremento do comércio e do turismo.

O protocolo definiu como áreas de cooperação, a da segurança, educação, saúde, comércio, turismo, igualdade de género, entre outros sectores.

No capítulo da saúde, o protocolo vai permitir o estabelecimento de um sistema de comunicação e referenciação entre os sistemas de saúde do Moxico e da provincial Ocidental, controlo da malária entre a população nas zonas fronteiriças, cooperação na gestão de medicamentos e produtos essenciais, programas de intercâmbios de profissionais, entre outros.

Já na educação, Moxico pretende colher a experiência da Zâmbia, sobretudo, no capítulo do ensino, para explorar melhor o Instituto Técnico Agrário, em funcionamento no município do Luau, além das tecnologias usadas para a agricultura.

Em termos do comércio, do lado angolano, a ideia passa por dinamizar o sector agro-alimentar, para promover a empregabilidade e a geração de renda, enquanto que a província Ocidental poderá exportar os produtos produzidos, desde lacticínios, insumos agrícolas, bem como a tecnologia usada na produção de cereais.

A ideia visa partilhar tecnologia, conhecimento e metodologias viáveis para se formar quadros capazes de contribuir no desenvolvimento agrário das respectivas regiões.

A província do Moxico, partilha 747 quilómetros de fronteira terrestre e fluvial com a República da Zâmbia. MT/LTY//YD

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+