Luanda - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prometeu sexta-feira, em Luanda, incentivar os investidores privados daquele continente a apostar no mercado angolano e desta forma promover a diversificação económica do país.
Charles Michel, que discursava na abertura das conversações oficiais entre delegações de Angola e do Conselho Europeu, assegurou que vai continuar a trabalhar com o Executivo angolano para alargar a cooperação económica.
“Vamos reforçar a presença dos investidores europeus, para o bem da economia angolana”, afirmou o líder do Conselho Europeu, que destacou o engajamento de Angola na luta contra a pandemia da Covid-19.
Na sua intervenção, Charles Michel sublinhou o facto de o Governo angolano estar “muito empenhado” na campanha de vacinação, pelo que assegurou mais doses de vacinas contra a pandemia.
“Sabemos que temos um problema mundial com a Covid-19 que deve mobilizar todos nós porque ninguém estará em segurança, enquanto não vencermos a batalha contra a pandemia”, expressou.
Lembrou que a União Europeia (UE) engajou-se de forma rápida com parceiros internacionais na disponibilização da vacina Covax, com uma contribuição de 2,5 mil milhões de euros.
Relativamente ao engajamento do Presidente João Lourenço, na qualidade de líder da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Charles Michel enalteceu os esforços do estadista angolano na resolução dos conflitos internos na região central e austral de África.
“A luta contra o terrorismo e o extremismo tem causado muitas vítimas no mundo inteiro. Isto leva a UE e parceiros internacionais a trabalhar para pôr fim a situação”, frisou.
Em visita de algumas horas a Angola, Charles Michel foi recebido esta sexta-feira em audiência pelo Presidente angolano, João Lourenço, tendo as duas entidades abordado questões de interesse comum.
O encontro ocorreu antes das conversações oficiais entre delegações de Angola e do Conselho Europeu.