Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CM aprecia proposta sobre incentivos ao Bloco petrolífero 20/11

     Política              
  • Luanda • Segunda, 03 Julho de 2023 | 14h22
Reunião ordinária do Conselho de Ministros
Reunião ordinária do Conselho de Ministros
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – O Conselho de Ministros apreciou esta segunda-feira, para envio à Assembleia Nacional, uma Proposta de Lei que autoriza o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, a legislar sobre os incentivos a serem atribuídos à área de concessão do Bloco 20/11.

Na reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, também foi apreciado o Projecto de Decreto Legislativo Presidencial sobre normas que irão regular a atribuição de novos incentivos às actividades de prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos na área de concessão do Bloco 20/11.

Ainda no sector do petróleo e gás, a sessão deu aval ao Decreto Presidencial que aprova a Alteração ao Contrato da Área de Concessão, igualmente, do Bloco 20/11.

O documento tem como finalidade integrar na referida zona de concessão as áreas dos Blocos 21/09 e 20/15, com vista a permitir o seu desenvolvimento económico, bem como viabilizar a transformação do potencial petrolífero em riqueza comercial e atenuar o declínio da produção de petróleo bruto.

Foi igualmente aprovado o Decreto Presidencial relativo às Alterações ao Contrato de Partilha de Produção do Bloco 20/11, com o objectivo de materializar os termos e condições acordados na adenda ao Contrato de Partilha de Produção do referido Bloco (20/11). 

Trata-se da adenda ao contrato celebrado entre a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a Total Energies, EP Angola e a Sonangol Pesquisa e Produção, S.A., de forma a viabilizar a continuidade das actividades petrolíferas na referida concessão.

Na reunião desta segunda-feira, o Conselho de Ministros apreciou, de igual modo, o Decreto Presidencial que aprova o Contrato de Partilha de Produção entre a Concessionária Nacional (Sonangol) e o Grupo Empreiteiro constituído pela Azule Energy Angola B.V. e a Equinor Angola Block 31/21 AS.

O referido Decreto Presidencial visa o desenvolvimento dos direitos mineiros de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos na Área de Concessão do Bloco 31/21.

Na base do Decreto está o desenvolvimento associado de actividades petrolíferas nesta área da zona marítima do Baixo Congo.

Direitos Mineiros de Prospecção

Ainda no domínio do petróleo e gás, foi aprovado o Decreto Presidencial que viabiliza a Atribuição de Direitos Mineiros de Prospecção, Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Hidrocarbonetos Líquidos e Gasosos na Área de Concessão do Bloco 16/21.

A aprovação tem como foco a exploração conjunta do referido Bloco, com base no Contrato de Partilha de Produção celebrado entre a Concessionária Nacional e a TOTAL Energies EP Angola.

Exploração de Postos de Abastecimento de Combustíveis

Mereceu também o aval do Conselho de Ministros, o Decreto Presidencial que aprova o Regulamento sobre a Emissão da Licença para a Exploração de Postos de Abastecimento de Combustíveis.

O diploma estabelece as normas e os procedimentos para a emissão de licença para a exploração de Posto de Abastecimento de Combustíveis, para fins comerciais, e materializa as medidas definidas no Projecto SIMPLIFICA 2.0, aprovado no âmbito da Reforma do Estado.

O comunicado da reunião informa que com a aprovação do referido instrumento, pretende-se estabelecer um regime único para o licenciamento de postos de abastecimento de combustíveis convencionais e contentorizados.

Com a aprovação do diploma pretende-se também eliminar, entre outros procedimentos, a vistoria inicial, apresentação de cópias da escritura pública, Número de Identificação Fiscal (NIF), certificados de registo estatístico, bem como habitabilidade e de segurança contra incêndios.

No quadro do documento, deverão ser implementados a transferência para as Administrações Municipais da competência para a emissão de licenças de exploração de Postos de Abastecimento de Combustíveis com capacidade de armazenamento até 200 metros cúbicos e alargar o período de validade da licença.

Regime de preços relativo à área de concessão do novo Consórcio de Gás Natural

Ainda hoje, o Conselho de Ministros aprovou um Decreto Presidencial que estabelece o regime de preços de transferência aplicável a determinadas operações comerciais na Área de Concessão do Novo Consórcio de Gás Natural.

No foco do Decreto está a estabilidade e a viabilidade económica ao projecto, por via da criação de regras contratuais fiscais que atendam às especificidades económicas e comerciais das transacções associadas ao Projecto.

Cooperação bilateral

No quadro da cooperação bilateral, a reunião aprovou o Acordo entre Angola e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) sobre Privilégios e Imunidades, para o Acolhimento da 26ª Conferência Regional Africana da Interpol, no ano em curso.

No domínio da educação, o Conselho de Ministros aprovou os diplomas referentes aos regimes Jurídico do Subsistema de Ensino Geral e Secundário Técnico-Profissional.

A 5ª sessão ordinária do Conselho de Ministro aprovou também o Estatuto Orgânico do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), Órgão da Administração Indirecta do Estado.

O SENADIAC está encarregado da gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos e garante o cumprimento da legislação sobre a matéria.

A ideia passa por proporcionar  aos criadores da cultura e demais agentes o usufruto dos direitos correspondentes, para o bem-estar de todos, promovendo, deste modo, a criatividade e a inovação e dinamizando o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas. PA/AL/ADR 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+