Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conselho de Ministros analisa lei orgânica da ERCA

     Política              
  • Luanda • Quarta, 26 Abril de 2023 | 18h03
Presidente João Lourenço orienta IV Sessão Ordinária do Conselho de Ministros
Presidente João Lourenço orienta IV Sessão Ordinária do Conselho de Ministros
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O Conselho de Ministros apreciou hoje, quarta-feira, em Luanda, a proposta que altera a Lei Orgânica da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA).

Em sessão orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, apreciou-se o diploma legal que visa a clarificação de algumas disposições e o reforço do papel da ERCA, de modo a melhor exercer as funções de regulação e de supervisão da comunicação social.

De acordo com o comunicado de imprensa, distribuído no final da sessão, o diploma visa também garantir a objectividade, a isenção da informação, a salvaguarda da liberdade de expressão e de pensamento na imprensa, de harmonia com os direitos e liberdades consagrados na Constituição e demais legislação em vigor.

A referida proposta de lei vai seguir à Assembleia Nacional, para apreciação e aprovação.

O encontro apreciou também a lei que altera o Estatuto do Jornalista, instrumento jurídico que visa proceder ao ajustamento dos pressupostos de acesso à actividade jornalística, bem como o reforço dos direitos e deveres da classe, melhorando o acesso dos cidadãos a uma informação mais plural, rigorosa, isenta e credível, que será encaminhado de igual modo à Assembleia Nacional .

Estatuto do tribunal africano

A sessão analisou a resolução que aprova o Protocolo sobre as Alterações Relativas ao Estatuto do Tribunal Africano de Justiça e dos Direitos Humanos.

Este instrumento permitirá uma melhor organização do tribunal, para a promoção da paz, da boa governação e do respeito pelos direitos humanos e pelos princípios democráticos em África.

Mercado de transportes

Noutra vertente, foi apreciada também a resolução que aprova a Adesão de Angola à Declaração Solene ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África.

O instrumento visa contribuir para a liberalização do acesso ao mercado de transportes aéreos no continente africano, com fortes benefícios para os Estados, nomeadamente, a abertura de novas rotas, maior frequência de voos, melhores ligações e preços mais baixos, entre outros, permitindo uma maior integração regional e a transformação de Angola num hub regional.

Sector da educação

O Conselho de Ministros procedeu a alterações ao Estatuto Remuneratório da Carreira de Agentes de Educação, com vista à inclusão de uma remuneração adicional na tabela de subsídios a que os agentes do sector têm direito, denominado "Prémio de Frequência".

O propósito é promover, assim, o bom desempenho profissional e o aumento da renda financeira dos Agentes da Educação.

Política externa

O Conselho de Ministros aprovou o acordo entre o Governo de Angola e da Polónia sobre isenção de vistos para titulares de passaportes diplomáticos.

O referido documento visa instituir uma nova parceria e reforçar as tradicionais relações de amizade, bem como promover o desenvolvimento da cooperação entre os dois países, no domínio da entrada, permanência, saída e trânsito pelo território da outra parte, sem necessidade de visto.

O protocolo de cooperação entre a Polícia Nacional de Angola e a Força Policial da Namíbia, em matéria policial, teve igualmente aval nesta sessão .

Este instrumento estabelece os domínios e as formas de cooperação policial entre a Polícia Nacional de Angola e o Serviço de Polícia da Namíbia, com base no acordo em matéria de segurança e ordem pública, assinado entre os governos dos dois países.

Foi aprovado o acordo entre o Governo de Angola e da Côte d'Ivoire sobre a isenção recíproca de vistos de entrada para titulares de passaportes diplomático e de serviço.

A intenção é estabelecer as condições de isenção recíproca de vistos de entrada para cidadãos nacionais de ambos os Estados, que sejam titulares de passaportes diplomático e de serviço.

O memorando de entendimento sobre a criação de uma comissão bilateral entre o Governo angolano e da República Unida da Tanzânia, também foi aprovado.

O aludido documento visa estabelecer um mecanismo de consultas bilaterais a nível diplomático, a fim de promover e alargar a cooperação económica, social, científica, técnica e cultural.

O Conselho de Ministros aprovou também o memorando de entendimento sobre a cooperação entre a Academia Diplomática "Venâncio de Moura", do Ministério angolano das Relações Exteriores, e o Centro de Relações Exteriores de Moçambique, e Tanzânia do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da África Oriental da República Unida da Tanzânia.

O diploma visa promover, em benefício mútuo, a cooperação em matéria de capacitação no âmbito da diplomacia e do intercâmbio de informação sobre disciplinas afins.

Conservação dos edifícios

O Conselho de Ministros foi informado sobre o levantamento efectuado, relativo ao estado de manutenção e conservação dos edifícios públicos e privados em todo o país, bem como os adquiridos pelo Estado no exterior do país, no sentido de apurar o seu nível de conservação.

Constatou-se a existência de vários edifícios com evidente falta de manutenção preventiva e correctiva, uns com sinais severos de infiltração de águas residuais e outros com sinais de instabilidade estrutural.

Relativamente a esta problemática, o Conselho de Ministros recomendou a criação de uma Comissão Multissectorial que terá a missão de acompanhar, de forma profícua, a execução de um Plano Estratégico de Intervenção nos Edifícios Degradados.

O objectivo é assegurar, de forma sustentável, os recursos financeiros para a implementação das acções necessárias à sua resolução, particularmente as emergenciais, tendo sido recomendado, também, uma intervenção imediata para os casos cuja eminência de ruína é latente. AFL/OHA/ADR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+