Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conselho de Ministro aprecia diploma para implementação da nova DPA

     Política              
  • Luanda • Terça, 29 Outubro de 2024 | 15h37
Presidente da República, João Lourenço
Presidente da República, João Lourenço
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O Conselho de Ministros apreciou, esta terça-feira, um projecto de diploma que aprova o Plano de Acção para a Implementação da nova Divisão Político- Administrativa.

O instrumento contém um conjunto de tarefas essenciais que devem ser implementadas de modo integrado e encadeado, com vista a se prepararem e organizarem as condições administrativas, humanas e materiais indispensáveis ao funcionamento dos Órgãos e Serviços da Administração Local do Estado, em cada nível.

Ainda no quadro da Divisão Político-Administrativa, a reunião, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, analisou um Projecto de Decreto Presidencial que altera o Regulamento da Lei da Administração Local do Estado.

O documento visa harmonizar as disposições relativas à estruturação, organização e funcionamento dos Órgãos da Administração Local do Estado com algumas alterações institucionais ocorridas ao nível da Administração Pública, e introduzir um novo paradigma de estrutura orgânica mais simples e funcional para os municípios do tipo E.



Foram ainda apreciados dois projectos de diplomas, sendo que o primeiro visa alterar pontualmente o Regulamento sobre a Classificação dos Municípios e Estruturação das Unidades Territoriais Infra-municipais, de forma a introduzir, ao nível da classificação dos municípios, uma nova categoria de municípios, passando a existir, desse modo, municípios com estrutura orgânica do Tipo E.

O segundo diploma tem como objectivo reorganizar os municípios, tendo em conta a nova Divisão Político-Administrativa do país, assim como o desenvolvimento registado em alguns municípios, como resultado dos projectos de impacto económico e social implementados pelo Executivo nos últimos anos.

Bilhete de Identidade
 

O órgão colegial do Governo analisou ainda o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Plano Estratégico para a Universalização do Bilhete de Identidade, em função da necessidade de identificação de soluções perenes e estruturadas para assegurar o processo de registo de nascimento e emissão do Bilhete de Identidade, através do acesso célere e simplificado a este documento.

Com esta intenção o Executivo pretende possibilitar, desse modo, o exercício da cidadania e o usufruto dos direitos, liberdades e garantias fundamentais por parte de todos os cidadãos angolanos.

Visa também criar uma melhor relação entre os Órgãos do Poder Público e os cidadãos mediante a sua correcta e adequada identificação.

Hidrocarbonetos

Neste particular a sessão de hoje, apreciou, para envio à Assembleia Nacional, uma proposta de Lei que concede Autorização Legislativa ao Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, para legislar sobre a alteração da Área de Concessão do Bloco 14.

Foi também apreciado o respectivo Projecto de Decreto Legislativo Presidencial, diploma que estabelece medidas que visam salvaguardar os compromissos assumidos pelo Estado angolano, no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Governo de Angola e a República Democrática do Congo, para pesquisa e produção de hidrocarbonetos na Zona Marítima de Interesse Comum.

Centro de Formação Especial

Apreciou, ainda, o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Estatuto Orgânico do Centro de Formação Especial do Serviço de Informações e Segurança do Estado, órgão incumbido da formação técnico-profissional especializada dos funcionários do SINSE e de outros órgãos do Sistema de Segurança Nacional, com vista a se regular a sua organização e funcionamento.



Política Externa

No domínio da política externa, foram submetidos à apreciação o Acordo de Cooperação entre o Governo angolano e o da República da Sérvia, no domínio da Segurança e Ordem Pública, o Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, para o período 2024-2027.

O Memorando de Entendimento entre o Ministério angolano do Planeamento e o das Finanças de Portugal sobre a Cooperação no Processo de Dinamização e Valorização das parcerias Público-Privadas de Angola, bem como o Memorando de Entendimento entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), de Angola, e a Organização Regional Africana de Comunicação por Satélite - RASCOM, foi igualmente analisado.

Mereceu ainda apreciação por parte dos membros do Conselho de Ministros, o Memorando de Entendimento entre o Gabinete de Gestão do Programa
Espacial Nacional (GGPEN) de Angola e a Universidade do Botswana, no domínio Espacial.

O Conselho de Ministros é o Órgão Colegial que auxilia o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, na formulação e condução da política geral do país e da Administração Pública.

As sessões ordinárias têm lugar no final de cada mês, enquanto as extraordinárias realizam-se sempre que convocadas pelo Presidente da República. AFL/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+