Luanda - Os membros do Conselho de Honra do MPLA expressaram esta sexta-feira, na capital (Luanda), o compromisso em continuar a trabalhar em prol do fortalecimento do partido, progresso e desenvolvimento de Angola.
O facto vem expresso no comunicado distribuído no final da reunião deste núcleo partidário que, nesta sexta-feira, sob orientação do Presidente do MPLA, João Lourenço, abordou questões referentes à realização do seu 8º Congresso Extraordinário, a ter lugar em Dezembro deste ano, bem como ao programa geral das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, que se celebrara em 11 de Novembro de 2025.
Os membros do Conselho de Honra encorajam o líder, também Presidente República de Angola, a continuar a trabalhar em prol do bem-estar dos angolanos, do desenvolvimento sustentável do país e da resolução dos conflitos no continente africano e no mundo.
Reconheceram e saudaram os esforços do Executivo no estímulo à produção nacional e apelaram a um maior apoio à agricultura familiar, como contributo à oportunidade de emprego, redução dos preços dos principais produtos da cesta básica, fome e pobreza.
A reunião, acrescenta a nota, decorreu num ambiente franco e fraternal, como expressão da consolidação e reforço da unidade e coesão do partido, tendo também os seus representantes sido informados sobre a segurança alimentar e produção nacional.
Na ocasião, apelaram à participação activa e patriótica do povo angolano nas celebrações do 11 de Novembro, dia da proclamação da Independência Nacional, feito histórico que contou com a contribuição e abnegado sacrifício de destemidos filhos da pátria.
Refere ainda que os membros congratularam-se com as informações recebidas no encontro, tendo manifestado os seus pontos de vista, para o enriquecimento dos documentos reitores do VIII Congresso Extraordinário do MPLA.
O Conselho de Honra do MPLA, integrado por ex-dirigentes da sua direcção, é a estrutura de consulta do Presidente desta formação política, nos termos do artigo 105° dos estatutos da organização. AFL/SC