Luanda - Os membros do Conselho da República elogiaram, esta quinta-feira, o Programa Geral de Actividades dos 50 anos de Independência Nacional, que lhes foi dado a conhecer durante a I sessão extraordinária deste órgão de consulta do Presidente da República.
O comunicado final do encontro, decorrido sob orientação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, realça que os membros consideraram o programa abrangente e inclusivo.
Refere ainda que os membros destacaram que o programa fará das celebrações uma verdadeira festa do povo angolano, evitando-se a politização excessiva e as conotações partidárias, privilegiando a participação do cidadão.
Sugeriram a ampla divulgação por todos os meios possíveis dos eventos constantes do mesmo, para que a nação se mobilize efectivamente em torno deste momento histórico.
O Programa Geral foi apresentado aos membros do Conselho da República pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, coordenador da Comissão Interministerial encarregue de organizar o plano de festividades.
Até ao dia 31 do presente mês, a Comissão Interministerial continuará a receber contribuições de todos os que pretendam enriquecer o programa de celebrações, tendo vários conselheiros anunciado a intenção de contribuírem com propostas.
A celebração dos 50 anos é uma oportunidade para reflectir sobre os três momentos chaves da trajectória do país, concretamente a luta pela Independência, a conquista da paz e a construção do desenvolvimento nacional.
As festividades vão decorrer sob o lema "Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.
A programação inclui eventos em todo o território nacional e nas missões diplomáticas, abrangendo actividades culturais, históricas e sociais que envolvem directamente a população.
Com as acções festivas pretende-se alcançar, o reforço do patriotismo e o orgulho nacional, promover o conhecimento sobre a história e cultura de Angola, reflectir sobre os desafios enfrentados e as oportunidades futuras para o desenvolvimento do país.
Visa, igualmente, celebrar a solidariedade e cooperação entre os diversos sectores da sociedade.
As festividades serão realizadas entre 11 de Novembro de 2024 e 31 de Dezembro de 2025.
O acto central das comemorações terá lugar na Praça da República, em Luanda, a será orientado pelo Chefe de Estado.
Angola tornou-se independente do antigo regime colonial português em 11 de Novembro de 1975.
Tributo a Ismael Mateus
Hoje, antes de se dar início à reunião extraordinária do Conselho da República, o Presidente João Lourenço pediu que se observasse um minuto de silêncio em respeito à memória do conselheiro Ismael Mateus, falecido no dia 1 de Outubro, vítima de acidente de viação. AFL/ART