Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Conselheira especial de Guterres realça alinhamento de Angola com agenda da ONU

     Política              
  • Luanda • Sábado, 04 Março de 2023 | 21h26
Vice-Presidente da República, Esperança Costa, recebe em audiência Cristina Duarte, Conselheira Especial para questões africana do Secretário-Geral das Nações Unidas
Vice-Presidente da República, Esperança Costa, recebe em audiência Cristina Duarte, Conselheira Especial para questões africana do Secretário-Geral das Nações Unidas
Cedida

Doha (Dos enviados especiais) – A conselheira especial para questões africanas do Secretário-Geral da ONU, Cristina Duarte, destacou, este sábado, o alinhamento de Angola com a agenda das Nações Unidas e os seu membros sobre os objectivos de desenvolvimento durável.

A diplomata da ONU frisou que Angola é um dos países em África que tem trabalhado e investido para que a referida agenda se traduza em realidade.

Cristina Duarte falava  à imprensa, em Doha, capital do Catar, após ser recebida, em audiência, pela Vice-Presidente da República de Angola, Esperança da Costa, na véspera da realização, a partir de domingo (5), da quinta Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos (PMD).

Na audiência, de acordo com a diplomata das Nações Unidas, Esperança da Costa salientou o trabalho de Angola para a protecção das suas áreas verdes, do ambiente, bem como  as políticas públicas angolanas em termos de adaptação climática no Sul do país.

Conforme a diplomata, trata-se de um exemplo todo o esforço de Angola, nomeadamente, no campo energético, para que o desafio neste sector seja devidamente solucionado.

Para Cristina Duarte, é preciso que os países africanos assumam o sector energético como condutor e do ponto de vista dos orçamentos nacionais tenha cada vez mais importância.

Quanto à expectativa à volta da reunião dos PMD, considerou que o Plano de Acção de Doha é pragmático, estratégico e focalizado, acrescentando ser preciso, do ponto de vista africano, nacional e da governança, o continente aumentar a capacidade de implementação das políticas públicas.

“É preciso entender que a integração regional não é uma opção, é um imperativo. Temos que, regionalmente, desbloquear as cadeias de valor para termos mercado, viabilizarmos processos de industrialização, aproveitar o crescimento da classe média africana”, declarou.  

Cristina Duarte reconheceu todo o apoio que o continente africano tem recebido, mas acha que também chegou a altura de começar-se a reconhecer que mais de 90 por cento das soluções dos problemas estão em África.

“Por exemplo, no financiamento ao desenvolvimento, neste momento África já financia o seu desenvolvimento. São 800 biliões de receitas domésticas mais as poupanças privadas, contra 55 biliões de ajuda pública ao desenvolvimento”, afirmou.

Relações Angola-Unesco

O Estado da cooperação entre a República de Angola e a Unesco dominou outra audiência, concedida, também na capital do Qatar, pela Vice-Presidente Esperança da Costa, ao Director-Geral  Adjunto daquele organismo das Nações Unidas, Xin-Qu.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diplomata das Nações Unidas vincou que a Unesco goza de uma excelente cooperação com Angola e que continuará comprometida e engajada nesta mesma cooperação.

Realçou que a Unesco tem África como um continente prioritário, garantindo que Angola continuará a trabalhar com esta agência da ONU “no âmbito desta excelente relação”.

Agenda de domingo

Há um dia antes da abertura oficial da 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos (PMD), no âmbito dos eventos paralelos, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participou numa sessão do Fórum Parlamentar, no Centro de Convenções de Qatar.

Este sábado foi marcado, igualmente, pela realização de  uma Cúpula de delegados do grupo dos PMD, e pela abertura do Fórum da Sociedade Civil.  

Domingo o destaque recai para a cerimónia de inauguração da Quinta Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos, sob o lema “Do Potencial à Prosperidade”,  seguida dos debates gerais.

Os trabalhos incluem os temas “50 anos de PMD, : construindo uma nova geração de parcerias para o progresso, “Empregos decentes para jovens deslocados à força dos PMD”, “Colocando a juventude em primeiro plano: preparando o caminho para um ambiente propício para a juventude prosperar”.

Haverá também uma mesa redonda temática de alto nível: investir nas pessoas nos PMD para não deixar ninguém para trás”, “Fórum do sector privado”, “Financiamento inovador centrado na juventude – investimento de forma sustentável nas gerações futuras”.     

A Vice-Presidente Esperança da Costa participa no evento em representação do Chefe do Estado angolano, João Lourenço, à frente de  uma delegação que integra o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, bem como o Embaixador no Qatar, António Ramos da Cruz.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+