Luanda – O 9.º Congresso Ordinário da JMPLA, organização juvenil do partido no poder em Angola, que irá eleger o seu novo primeiro secretário nacional, inicia esta quinta-feira (21), na capital angolana.
O evento, que irá decorrer até sexta-feira (23), será crucial para abordar os próximos desafios políticos da organização e eleger um novo primeiro secretário nacional, substituindo Crispiniano dos Santos.
Sob o lema “JMPLA – Pela Pátria ao Serviço da Juventude”, o congresso apresenta entre os candidatos à liderança os jovens Adilson Amado Mamene Hach e Justino Fernando de Castro Capapinha.
Ao longo destes dois dias, os participantes discutirão a alteração dos Estatutos da organização, os ajustes do Plano Programático (2024/2029) e as teses do Congresso focadas em patriotismo, orgulho, amor e devoção à pátria.
O Congresso tem ainda como objectivos a adequação da JMPLA às transformações políticas, sociais e económicas em curso em Angola.
Em relação ao Conclave, a direcção do MPLA acredita que os novos dirigentes eleitos têm o potencial de fortalecer a mobilização da juventude e as acções patrióticas pela paz e unidade nacional.
Neste Conclave são esperados mais de mil e 795 delegados de todas as estruturas da JMPLA, tanto nacionais quanto internacionais, além de convidados especiais.
Histórico
A JMPLA foi fundada em 23 de Novembro de 1962, em Leopoldville (actual Kinshasa), na República Democrática do Congo, no contexto da primeira guerra de libertação nacional.
Este congresso é uma oportunidade significativa para a JMPLA renovar o seu compromisso com a juventude e reforçar sua posição dentro do cenário político de Angola. SC