Luanda - O VIII Congresso Extraordinário do MPLA encerrou esta terça-feira, em Luanda, com ajustes pontuais aos estatutos do partido e balanço dos 50 anos da Independência nacional.
O evento, que decorreu no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, sob a presidência do líder partido, João Lourenço, reuniu dois mil e 798 delegados provenientes de todo território nacional e do exterior do pais.
A alteração pontual aos estatutos visou adaptar o partido aos novos tempos.
Entre as alterações efectuadas ressalta-se o artigo 120, estabelecendo agora que os candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República serão nomeados pelo Comité Central sob proposta do Bureau Político (BP).
Anteriormente esse artigo estabelecia que o Presidente do partido encabeça a lista de candidatos, pelo círculo nacional, e é também candidato a Presidente da República.
O MPLA já realizou sete congressos extraordinários, tendo em cinco deles, nomeadamente em Dezembro de 1980, Abril de 1991, Maio de 1992, Abril de 2011 e Junho de 2019, feito ajustamentos aos estatutos do partido.
O VIII Congresso Extraordinário aprovou, com emendas, a tese “MPLA — da Independência aos Nossos Dias: O Desafio Futuro”, cujo documento passará a ser objecto de estudo ao nível dos órgãos do partido.
Na ocasião, a presidente Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, expressou profundo reconhecimento ao líder do partido e do Governo, João Lourenço, por tudo que tem feito em prol do empoderamento da mulher e do seu acesso aos órgãos de decisão a todos o níveis.
Procedeu, igualmente, a oferta de uma peça de arte ao Presidente do partido, intitulada "A força da natureza".
A cerimónia de encerramento ficou marcada com um desfile de mulheres representando as 18 províncias do país, que mostraram o que é produzido nas respectivas regiões, ao som das músicas de artistas como Bessa Teixeira, Socorro, Pérola, ritmo tchianda, entre outros.
No final da reunião, o lider do partido, João Lourenço, agradeceu a presença dos delegados e as contribuições ao conclave e desejou bom regresso das delegações às respectivas circunscrições.
João Lourenço visitou, igualmente, a feira agropecuária montada nas imediações da tenda do Centro de Conferências de Belas, para tomar contacto com o potencial produtivo dos 18 províncias do país.
O conclave, que decorreu sob lema "MPLA Servir o Povo e Fazer Angola Crescer", expressou o seu apoio incondicional ao líder do partido, João Lourenço, encorajando-o a prosseguir "na árdua missão de garantir o desenvolvimento sustentável do país e estabilidade social do povo angolano".
Enalteceram também a importância dos projectos sociais realizados pelo Executivo, com destaque para áreas da saúde, educação, energia e águas. DC/VIC