Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Congresso da IS encerra com representação angolana

     Política              
  • Luanda • Domingo, 27 Novembro de 2022 | 16h45
Internacional Socialista, Congresso 2022
Internacional Socialista, Congresso 2022
Hermenegildo Comanzala - Angop

Madrid (Do enviado especial) - O 26º Congresso da Internacional Socialista (IS), que contou com a participação do MPLA, terminou, hoje (domingo), com um discurso do líder da organização, Pedro Sánchez.

Na sua intervenção, o novo presidente da IS prometeu abertura e diálogo na condução da organização que congrega 170 partidos políticos de 120 países de todos os continentes.

Nos três dias do encontro destaque vai para a discussão de temas ligados aos conflitos entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda, no Irão, na região do Tigray (Etiópia) e na na Ucrânia.

O congresso, que teve como anfitrião o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), elegeu para presidente da IS, Pedro Sánchez, na qualidade de secretário-geral do PSOE.

Pedro Sánchez substituiu no cargo Geoge Papandreou, antigo Primeiro-Ministro da Grécia.

Durante o conclave também foi eleita Benedicta Lasi (Ghana) como 
secretária-geral.

Durante a reunião estiveram em análise mudanças de status da organização, pedidos de filiação, a igualdade no género, as mudanças climáticas, bem como direitos do trabalho.

Eleição de vice-presidentes 

No sábado, segundo dia do evento, o secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, foi eleito para uma das 36 vice-presidências do organização.

Com a eleição, o MPLA voltou a ocupar o cargo, depois de 2008, 2012 e 2017, com Julião Mateus Paulo "Dino Matross.

Os vice-presidentes foram eleitos reflectindo a realidade geográfica e política dos partidos membros distribuidos pelos diferentes continentes.

A delegação angolana ao congresso foi encabeçada pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

Completaram a comitiva o secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, o antigo secretário-geral do partido, na qualidade de vice-presidente da IS, Julião Mateus Paulo "Dino Matross".

A Internacional Socialista é um fórum de ideias e discussões que acontece no período de quatro anos.

Estão representados na organização partidos políticos social-democraticas, socialistas e trabalhistas, sendo considerada a maior organização de partidos a nível mundial.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

COA homenageia atletas em gala de campeões de 2024

 Segunda, 10 Março de 2025 | 16h22

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+