Luanda – Os delegados ao IX Congresso Ordinário da JMPLA sugeriram, esta sexta-feira, em Luanda, a projecção de acções no domínio da formação técnico-profissional e do acesso ao crédito como prioridades que devem nortear o programa do futuro 1º secretário nacional da organização, visando dar resposta aos anseios da juventude.
Em declarações à imprensa, o 1º secretário provincial da JMPLA no Huambo, Evaristo Firmino, referiu que deve-se apostar, principalmente, na formação e facilitação ao crédito, pois só assim estarão aptos ao auto-emprego.
De acordo com o responsável, o novo 1º secretário nacional da JMPLA, a ser eleito, deve também cumprir, escrupulosamente, junto das entidades ministeriais o plano programático.
Neste documento, prosseguiu, existem eixos estratégicos que tendem a responder positivamente às necessidades da juventude.
Por sua vez, o delegado do círculo provincial de Luanda, Leandro Mutindi, sugeriu que as prioridades do próximo mandato devem cingir-se na educação e a moralização da sociedade.
Entende que depois do IX Congresso terão uma JMPLA mais dinâmica, próxima das comunidades e que continuará a trabalhar em função dos desafios e objectivos preconizados.
Já a também delegada da capital, Joffrana Fragoso, disse que as linhas de força dos dois candidatos estão "bastantes alinhados aos desígnios do Executivo e do MPLA voltado para a juventude”.
Relativamente à situação actual da agremiação, afirmou ser saudável e de coesão.
Sob o lema “JMPLA – Pela Pátria ao Serviço da Juventude”, o evento, que tem o seu término previsto para sábado (23), está a discutir a alteração dos estatutos da organização juvenil, os ajustes do Plano Programático (2024/2029) e as teses focadas no patriotismo, orgulho, amor e devoção à pátria.
Participam deste IV Congresso Ordinário da JMPLA mil e 795 delegados.
A JMPLA foi fundada em 23 de Novembro de 1962, em Leopoldville (actual Kinshasa), na República Democrática do Congo, no contexto da primeira guerra de libertação nacional. MGM/SC