Benguela - Seis milhões de dólares americanos é o valor disponibilizado à ONG britânica The Halo Trust, desde 2017, para o processo de desminagem na província de Benguela, pela companhia petrolífera Azule Energy, soube hoje, terça-feira, a ANGOP.
Essa afirmação é do Presidente do Conselho Executivo da Azule Energy, Adriano Mongini, que se encontra em visita de trabalho a Benguela, para avaliar os trabalhos do processo de desminagem em curso.
Adriano Mongini reconheceu, no entanto, que não obstante o apoio da Azule, o Governo angolano continua a ser quem mais presta suporte às actividades de desminagem no país.
O responsável manifestou-se orgulhoso com o trabalho prestado até ao momento pela The Halo Trust, de quem recebeu garantias de que até finais deste ano podem erradicar as minas existentes na província de Benguela.
Adriano Mongini fez saber que existem ainda dez campos a serem limpos, cuja perspectiva da conclusão é bastante animadora.
Garantiu, por outro lado, que, enquanto CEO da Azule, pretende continuar a manter esta relação de cooperação com a referida ONG e com o Governo angolano no domínio da desminagem.
Entretanto, o coordenador das operações da Halo Trust em Angola, Wladimir Fernandes, informou que desde o início do processo de desminagem na província de Benguela, em 1997, já foram removidos e destruídos centenas de minas e outros engenhos letais.
O responsável deu a conhecer que existem ainda dez campos por desminar nos municípios de Benguela, Ganda, Caimbambo, Bocoio e Balombo.
Wladimir Fernandes disse ainda que, apesar de não haver nos dias de hoje perigo de minas face ao trabalho feito, ainda assim os municípios de Benguela, Caimbambo, Cubal e Ganda são os que mais preocupam, por estarem atravessadas pela linha férrea onde haviam muitas minas por conta do conflito armado.
Deu a conhecer que a The Halo Trust, desde o início do projecto, lançou um desafio de recrutar 100 mulheres para desminagem, cujas equipas, num total de 12, têm estado a garantir todo este processo a nível da província de Benguela.
A Azule Energy é a nova “joint venture” que junta os negócios da BP e Eni em Angola, lançada oficialmente a 1 de Agosto de 2022. Esta petrolífera é actualmente o maior produtor de petróleo e gás em Angola, com dois mil milhões de barris de recursos líquidos, com previsão de aumento de produção de petróleo e gás para aproximadamente 250 mil barris por dia, nos próximos quatro anos.
A The Halo Trust é uma organização sem fins lucrativos especializada na limpeza de escombros de guerras, tais como minas terrestres e armamentos que não explodiram, em zonas de guerra pós-conflito. CRB