Adis Abeba (Dos enviados Especiais) - As Comores assumirão a presidência rotativa da União Africana (UA) para 2023, durante a 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, que acontece sábado e domingo.
Esta será a primeira vez que aquela nação insular desempenhará a tarefa, isto depois do Quénia ter retirado a sua candidatura.
O presidente Azali Assoumani e o seu homólogo queniano, William Ruto, fizeram lobby separadamente para o cargo principal, mas após uma reunião à margem da cimeira EUA-África, que decorreu em Dezembro de 2022 em Washington, o Quénia acabou por desistir.
Numa declaração feita recentemente, o presidente das Comores agradeceu ao Quénia, dizendo que a decisão mostrava o "compromisso de Nairobi em promover a unidade e a estabilidade na região da África Oriental”.
A 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que inicia sábado, em Adis Abeba, Etiópia, vai contar com a participação do Presidente João Lourenço.
O Estadista angolano, "Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação", é esperado esta quinta-feira na capital etíope.
Nos dias que antecedem a Cimeira, o Chefe de Estado angolano tem previstas audiências com diferentes personalidades na capital etíope, Adis Abeba.
A 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA tem como um dos pontos principais da agenda a implementação do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
Dos trabalhos da Cimeira constam, igualmente, aspectos ligados à segurança no continente e à aplicação da Agenda 2063.
O Chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, é o actual presidente em exercício da União Africana (UA).
Comores, oficialmente União das Comores, é um país independente da África Austral, localizado no extremo norte do canal de Moçambique na costa oriental de África. Tem como capital a cidade de Moroni.
Comores é o quarto menor país africano em área territorial. O Chefe de Estado daquela nação insular, Azali Assoumani, tem 64 anos de idade.
A União Africana (UA), criada em 2002, é a organização sucessora da Organização de Unidade Africana (OUA), instituição diplomática internacional fundada a 25 de Maio de 1963, em Adis Abeba, na Etiópia.
Actualmente com 55 Estados- Membros, tem como objectivos a promoção da democracia, paz, direitos humanos e desenvolvimento económico em África.
Todos os Estados-Membros juntos cobrem uma área de 30,32 milhões quilómetros quadrados e 1,39 biliões de pessoas. DC/AL/ADR