Luanda - O presidente do Comité de Contas Públicas da SADC (SADCOPAC), Warren Mwambazi, enalteceu hoje, terça-feira, em Luanda, o papel do parlamento angolano no sistema de fiscalização das contas públicas.
O também deputado zambiano, que falava no final de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional em exercício, Américo Cuononoca, afirmou que, nos últimos tempos, Angola tem estado muito activa neste exercício, sobre o qual o país desempenha um papel importante a nível desse órgão regional.
“Estamos satisfeitos em saber que Angola agora está bastante activa”, disse, adiantando ser uma das missões da sua delegação a formação para membros dos comités de contas públicas do parlamento.
Defendeu trabalho contínuo no sistema de fiscalização e manifestou o desejo de ver o processo, cada vez, mais reforçado no país, através da AN e do Tribunal de Contas.
No seu entender, é importante analisar até que ponto a responsabilização de contas pode aumentar no PIB nacional, aferir a conformidade do Governo com este procedimento, visando a prosperidade do povo, bem como ver as possibilidades de o parlamento angolano ajudar no desempenho e performance deste comité regional.
O interlocutor sublinhou, ainda, a necessidade da troca de experiência e comparação dos marcos de referência sobre gestão de contas públicas, uma vez que o processo é levado a cabo noutros países da região, como, por exemplo, Moçambique, Malawi e Tanzânia.
Warren Mwambazi encabeçou uma delegação de cinco membros da SADCOPAC, deputados do Malawi, Eswatini, Moçambique, África do Sul e Tanzânia, a qual deve visitar, ainda esta terça-feira, o Tribunal de Contas e os ministérios das Finanças e das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
A sua estada em Angola insere-se no programa da instituição, relativo à formação sobre o processo de fiscalização das finanças públicas. VC/AL/ADR