Luanda - O Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC procedeu, esta quarta-feira, em Luanda, à aprovação do lema da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da organização regional, a ter lugar no dia 17 deste mês, no país.
Segundo o porta-voz da Cimeira, Jorge Cardoso, o lema “Capital Humano e Financeiro: Principais factores para a industrialização sustentável da SADC” tem uma estratégia subjacente e um plano de acção, trabalhado em conjunto com o Secretariado, e o compromisso de Angola, enquanto presidente da organização, é implementá-lo na sua plenitude.
Na ocasião, procedeu-se igualmente a um balanço da implementação do lema da anterior cimeira (42ª), pela presidência da República Democrática do Congo (RDC), o qual permitiu ao comité aferir as actividades desenvolvidas na região durante o período de vigência, de acordo com o porta-voz.
Durante a primeira sessão do dia do comité preparatório das matérias a serem levadas à reunião do Conselho de Ministros, nos dias 13 e 14, foram ainda aflorados aspectos ligados a cooperação com os parceiros internacionais, com realce para a União Europeia (UE), Alemanha e os Estados Unidos da América (EUA).
Neste sentido, Jorge Cardoso frisou estar em perspectiva um acordo de cooperação com os Estados Unidos, cuja reunião entre as partes (SADC e EUA) terá lugar proximamente, no âmbito da presidência de Angola, além do já existente acordo de cooperação com a UE referente ao período 2021/2027, no quadro do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).
O encontro dos altos funcionários decorre, à porta fechada, devendo analisar, ainda hoje, assuntos relativos aos instrumentos jurídicos de cooperação da região, à avaliação sobre a implementação do processo de reestruturação da SADC, bem como ao empossamento do novo secretário-executivo-adjunto para os assuntos institucionais.
Para quinta-feira, o programa reserva a reunião do Comité das Finanças da SADC. VC/AL