Luanda – Angola acolhe, de 14 a 16 do corrente mês, a reunião do Secretariado e do Comité Executivo (CEOS) do Fórum das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países da África Austral (SADC), informou esta sexta-feira, em Luanbda, o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo.
Em conferência de imprensa a propósito do evento, o comissário eleitoral referiu que o fórum vai contribuir para a elevação dos níveis de educação eleitoral no país e propiciar a troca de experiência sobre as eleições nos países membros da SADC.
“Com este fórum, Angola ganha em termos de projecção da sua imagem para o exterior, da troca de experiência com os países da SADC, entre outros”, disse.
Informou que durante o evento, a República Democrática do Congo, o Zimbabwe e o Reino de Eswatini, três países que realizarão eleições este ano, farão uma breve apresentação da preparação dos pleitos.
O fórum foi criado em 1998, na cidade de Cabo, África do Sul, e o seu secretariado está localizado em Gaberone, Botswana.
Trata-se de um espaço de concertação de todos os órgãos ou comissões eleitorais dos países que compõem a SADC e promove, entre outras acções, a observação eleitoral, formação de quadros e troca de experiência entre os membros.
Fazem parte do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC 16 órgãos eleitorais da região, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Ilhas Comores, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Esuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.