Huambo – O 2º comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe António Pedro Kandela, recomendou, esta quarta-feira, no Huambo, aos finalistas do 20º curso básico de agentes da ordem pública a agir com profissionalismo, responsabilidade e firmeza no exercício das suas actividades.
Discursando no encerramento do referido curso, em representação do comandante-geral da corporação, comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos, o orador disse que a garantia da segurança pública em Angola, enquanto Estado democrático de direito, afigura-se como um dos desafios essenciais para o desenvolvimento permanente do país.
Referiu que para a materialização desses desafios a Polícia Nacional viu aprovado seu plano de acção 2024/2027, que, entre várias actividades projectadas, destacam-se a formação e treinamento permanente do efectivo, para o aumento da sua capacidade operacional, visando a elevação dos níveis de segurança do cidadão.
Aos finalistas, lembrou que ao frequentarem o curso básico de polícia foram dotados de conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores que caracterizam a corporação policial, para que, de forma activa, possam desempenhar as funções de agentes de autoridade e, com isso, participarem no desafio de segurança pública do país.
O comissário-chefe António Pedro Kandela disse esperar que o novo efectivo observe sempre, durante o exercício da função policial, o cumprimento das ordens, a lealdade, a prontidão, a pontualidade, a assiduidade, a dedicação, o espírito de corpo, a reserva e descrição, o respeito à hierarquia e disciplina, bem como a aplicação na prática dos conhecimentos absorvidos.
Por seu turno, o director adjunto da Escola Prática de Polícia, subcomissário, Amável Marcos Alicerce, explicou que o curso contou com a participação 745 efectivos, formados em matéria de segurança pública, numa composição de 729 homens e 16 mulheres.
O acto, testemunhado pelo comandante da Região Militar Centro, tenente-general Simão Carlitos Wala, ficou marcado com a promoção de todos os finalistas ao grau policial de agente e uma demonstração prática da táctica operacional.
Estiveram presentes, igualmente, o director nacional de Doutrina e Ensino da Polícia Nacional, comissário Morais Quificamembros da Administração Municipal do Huambo, entre outras entidades civis, militares e policiais. ALH