Cubal - O Comandante do Exército, general João Serafim Kiteculo, exortou, no município do Cubal, província de Benguela, os militares em geral no sentido de se absterem da prática de fuga à paternidade.
O oficial general falava à imprensa, à margem do Natal Solidário oferecido pelo Comando do Exército aos filhos de militares, dos funcionários da Administração Municipal e da comunidade do Cubal.
Dados do Instituto Nacional da Criança apontam que militares e polícias são os que mais fogem à paternidade em Angola.
A propósito, confirmou que a instituição tem recebido várias queixas, inclusive pedidos de comparência de alguns militares nos tribunais.
Assegurou, no entanto, que o Comando do Exército tem tomado medidas para eliminar estes comportamentos, incluindo a sensibilização nas actividades de educação patriótica, visando proporcionar um futuro risonho às inocentes crianças.
João Serafim Kiteculo foi igualmente questionado sobre alguns militares que circulam nas ruas, em várias localidades do país, fardados e embriagados, passando uma má imagem sobre as Forças Armadas Angolanas.
Sobre este aspecto, reconheceu ser uma “tarefa árdua”, a de incutir disciplina a todos os militares.
“Nós só estamos a colher aquilo que a sociedade plantou, mas ainda assim, continuamos a tratar destas questões com muita seriedade”, afirmou.
Disse, por outro lado, que os órgãos de Justiça têm realizado permanentemente palestras no sentido de incutir disciplina na tropa, para que se abstenha dessas práticas que em nada dignifica as FAA.
Obras das futuras instalações da Academia Militar em bom andamento
O general João Serafim Kiteculo afirmou, por outro lado, que as obras das futuras instalações da Academia Militar, na província do Huambo, estão em bom curso, apesar de não se ter referido sobre o nível de execução física.
“A única razão de ainda não termos transferido a Academia Militar é o atraso das obras, mas tão logo o empreiteiro nos entregue, assim o faremos”, assegurou.
A nova Academia Militar do Exército vai funcionar na antiga Escola de Oficiais “Nicolau Gomes Spencer”.
Enquanto isso, os cadetes são formados na Academia Militar do Exército situada no Lobito, tendo lançado os primeiros finalistas em 2013.
Entre os quinze cursos leccionados, os cadetes são formados nas especialidades de Infantaria, Defesa Antiaérea, Engenharia Militar, Defesa Química, Armamento e Munições.
A Academia Militar do Exército do Lobito, também conhecida por AMEx, foi fundada no dia 9 de Setembro de 2009. TC/CRB