Huambo – O comandante do Exército, general João Serafim Kiteculo, considerou, esta sexta-feira, no Huambo, "imprescindível" a formação para o oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) na elevação da qualificação profissional e na credibilização social.
O general, que intervinha no encerramento do 2º curso de Promoção a Oficial Superior e o 1º de Promoção ao Grau de Capitão, disse que o ensino castrense permite uma maior afirmação e credibilidade diante da respeitável sociedade, dentro e fora do pais.
Acrescentou que a formação contribui, também, para elevação da imagem das FAA e de Angola, em geral.
O comandante do Exército lembrou que a promoção de cursos nos estabelecimentos militares constitui o imperativo da vida e actividade das Forças Armadas Angolanas e do Exército, em particular.
Referiu que esta componente se enquadra na ingente missão de um constante rejuvenescimento do Exército, visando a requalificação dos quadros com elevados conhecimentos da ciência e arte militar, de acordo as realidades do mundo e do país, em particular.
O general João Serafim Kiteculo acredita que durante os cursos tenham sido ministradas matérias de interesse militar que, certamente, vão contribuir para as missões e tarefas, que serão incumbidas aos finalistas, no âmbito do dever castrense, dentro ou fora da unidade, estabelecimento e órgãos do Exército.
Assinalou que os finalistas têm agora as ferramentas necessárias para aplicar na prática o que aprenderam durante o período da formação.
“Terminada a formação deverão rever continuamente tais ferramentas e buscar, todos os dias, mais conhecimento para consolidar o aprendizado, pois desta forma, permitirá que sejais verdadeiros comandantes ou chefes profissionais componentes e capazes de treinarem os homens à disposição ou comandar e chefiar uma força unidades, estabelecimentos ou órgãos a distintos níveis”, rematou.
Desta forma, concluiu, deverão dar resposta às exigências do Exercito, perspectivando atingir os níveis dos grandes exércitos existentes no mundo.
Aberto a 7 de Agosto de 2022, participaram do curso, ministrado pelo Instituto Superior do Exército, liderado pelo tenente-general Eugénio Figueiredo, 211 formandos, sendo 195 homens e 17 mulheres.
Os cursos de promoção ao grau de capitão e de oficial superior do Exército são realizados em obediências aos estabelecidos nas alíneas a) e b), do nº 1 do artigo 52 da Lei 13/2018, de 29 de Outubro, Lei das carreiras militares das FAA, constituindo condição social de ascensão aos referidos postos.
O primeiro curso de promoção a oficial superior foi realizado em 2021, com um total de 240 formandos, igualmente, no Huambo, quartel-general da Região Militar Centro, que abrange as provinciais de Benguela, Bié, Cuanza Sul. ALH