Chicala-Cholohanga – O comandante da Região Militar Centro, tenente-general Dinis Segunda Lucama, disse esta terça-feira, no Huambo, que formação e a instrução permanente do efectivo, incluindo de recrutas, visa responder às exigências da reestruturação e modernização do Exército.
O oficial general falava na abertura do 19º curso de instrução básica militar, que decorre no Centro de Instrução de Tropas do Exército “Heróis de Kangamba”, no município da Chicala-Cholohanga, com a participação de mil e 300 recrutas das províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul, Huambo, Luanda e Moxico.
Disse que o processo faz parte de um conjunto de estratégias do Comando Superior, sobre autoridade do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, no quadro do processo em curso de reestruturação e modernização do Exercito, na perspectiva de dotar o efectivo de elementos técnicos e tácticos, para darem resposta a qualquer situação que aponta para a desestabilidade do país.
Recorrendo-se máxima castrense, segundo a qual “o suor vertido na instrução é sangue poupado no campo de batalha”, apelou os recrutas para o cumprimento cabal das orientações dos instrutores, nesta fase de crucial da aprendizagem e adestramento.
Com término previsto para finais de Junho próximo, os recrutas serão instruídos, entre outros, em matérias de Táctica e Técnicas de Combate, Armamento e Tiro de Infantaria, Preparação Física Militar, Telecomunicações, Informação e Contra-Informação, Terrorismo, Saúde e Sanidade Militar, Regulamento de Ordem Unida, de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimónia Militar.