Rivungo - O 2º comandante da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), comissário José Estêvão Mingas “Manteiga”, solicitou, esta segunda-feira, maior atenção na fronteira leste entre o município do Rivungo, província do Cuando Cubango, e a Zâmbia, visando reduzir o constante roubo de gado bovino.
O oficial solicitou o redobrar da segurança dos efectivos entre as duas fronteiras que ligam Angola, a partir do Rivungo, e o município do Shangombo, na Zâmbia, na apresentação do novo comandante municipal da 11ª Unidade da Polícia da Guarda Fronteira, Domingos Salvador Rafael “Quisuiera”.
Segundo o comissário José Estêvão Mingas, o novo comandante do município do Rivungo, que substitui no cargo o subcomissário Manuel Miguel, toma as novas responsabilidades num momento muito desafiador, visto que o Rivungo é uma área onde ocorrem casos de roubo de gado bovino, caça furtiva e diverso tipo de contrabando.
Por seu turno, o subcomissário Domingos Salvador Rafael prometeu dedicar-se acerrimamente para assegurar a segurança da fronteira e destacou a importância da colaboração com outras instituições e a necessidade de manterem a prontidão, para enfrentar qualquer desafio que possa surgir.
Estiveram presentes na cerimónia o administrador municipal adjunto do Rivungo, ateus Alfredo Malita, o 2° comandante provincial da Polícia Nacional no Cuando Cubango, subcomissário Júlio Vunge, o comandante da 12ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras no Calai, subcomissário Gervásio Vatonga Mavo, entre outros representantes convidados.
O Cuando Cubango, a segunda maior província de Angola, com 199.049 metros quadrados, para além de partilhar uma fronteira fluvial com a Zâmbia, na faixa Leste, tem uma ligação fluvial e terrestre com a Namíbia. ALK/FF/PLB