Dundo - O comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Gerson Miguel, afirmou, hoje (quinta-feira), que o cumprimento do dever do agente da corporação deve estar revestido de valores patrióticos, garantido a ordem pública e o respeito pelas instituições do Estado.
O oficial fez este pronunciamento durante a abertura das "Jornadas de Educação e Exaltação Patriótica" da Polícia Nacional, que terão a duração de quatro meses.
Segundo Gerson Miguel, os agentes da Polícia Nacional devem ser sempre e em todas as circunstâncias, a reserva moral da nação, promovendo a paz, a cidadania, o patriotismo e a segurança pública.
Apelou aos agentes no sentido de respeitarem os direitos fundamentais dos cidadãos nas suas actuações, evitando o uso de força desnecessário
Por outro lado, fez saber que as jornadas visam a partilha de experiência e observância dos valores éticos e patrióticos, no seio dos agentes, com vista a melhoria da actuação policial.
Durante as jornadas vão ser abordados temas como "A ética e deontologia policial”, “O papel da polícia na protecção dos Direitos Humanos”, “Os direitos efectivos plasmados na pauta deontológica" e “Cortesia e sinal de respeito".
As jornadas reservam também actividades desportivas, recreativas, campanhas de limpeza, visitas às unidades hospitalares e à cadeia de Cacanda. JVL/HD