Ndalatando - O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, destacou, segunda-feira, o trabalho dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), no suporte ao processo de registo eleitoral no país.
O responsável, que visitou a província do Cuanza Norte para constatar o funcionamento dos BUAP, sublinhou a qualidade técnica dos equipamentos e enalteceu a presença dos fiscais dos partidos políticos no processo.
Para Manuel Pereira da Silva, este facto está a contribuir para a regularidade do registo eleitoral dos cidadãos maiores de 18 anos.
Desde o dia 10 deste mês, a CNE começou a supervisionar o processo de registo com a distribuição de comissários em todas as províncias, para acompanhamento do acto.
A visita de Manuel Pereira da Silva enquadra-se no programa de supervisão do processo de registo eleitoral presencial dos cidadãos.
O responsável da Direcção Municipal dos Registos e Modernização Administrativa em Cambambe, Luís Rodrigues João, defendeu maior divulgação da função dos BUAP.
Luís João informou que diariamente são registados entre 80 a 100 cidadãos, cifra que considerou muito reduzida em função da densidade populacional do município, que ronda em cerca de 27 mil habitantes.
Além de Ndangi-ya-Menha, o presidente da CNE, acompanhado por outros responsáveis e comissários, constataram, igualmente, o funcionamento do BUAP na comuna de Quiangombe, município de Lucala.
O processo de registo eleitoral oficioso dos cidadãos maiores de 18 anos na província do Cuanza Norte, iniciado no mês de Setembro, conta com 31 BUAP, 10 de nível municipal e 21 comunais.