Cabinda - Sete mil e 216 engenhos explosivos não detonados foram destruídos, no último fim-de-semana, na província de Cabinda, pelo Centro Nacional de Desminagem (CND).
Segundo o chefe de secção administrativa e serviços gerais do CND em Cabinda, André Pucuta, em declarações hoje à imprensa, entre o material bélico demolido na regedoria do Ntumba, constam minas anti-tanques, morteiros de 82 milímetros, projécteis de RPG-7, granadas de mão RK3 e munições de diversos calibres.
A fonte explicou que os referidos engenhos foram recolhidos no perímetro da empresa chinesa HFC UNINDUSTRIAL e nos arredores do campo petrolífero do Malongo.
Informou que de Janeiro à presente data, o Centro Nacional de Desminagem (CND) em Cabinda, clarificou mais de 900 milhões m2 de terra que foram entregues às autoridades para a implementação de diversos projectos.
A província de Cabinda tem uma população estimada em mais de 800 mil habitantes, distribuídos por quatro municípios: Belize, Buco-Zau, Cacongo e Sede. ING/JFC/JL