Luanda - A reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que visou a preparação da 44.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo, encerrou os seus trabalhos, no princípio da noite desta quarta-feira (14), em Harare, capital da República do Zimbabwe.
Durante dois dias, esteve sobre à mesa do Conselho de Ministros da SADC a situação das Contribuições dos Estados-Membros, o relatório do presidente cessante do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, assim como o grau de implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional.
Este órgão da SADC passou igualmente em revista aspectos ligados à situação dos projectos de segurança alimentar e nutricional regionais, que engloba a situação sanitária, do género e desenvolvimento, da gestão de risco e desastres, além do grau de implementação da setratégia e roteiro para a industrialização.
Os lemas da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, os Instrumentos Jurídicos e Programas Regionais, Continentais e Internacionais, assim como as Candidaturas a Postos em Organizações Continentais e Internacionais estiveram de igual modo em debate nesta reunião ministerial.
Durante os trabalhos, a delegação angolana foi chefiada pelo ministro das Relações Exteriores e Presidente cessante do Conselho, Téte António, sendo ainda integrada pelos ministros Victor Hugo Guilherme (Planeamento), Rui Miguêns de Oliveira (Indústria e Comércio), Ottoniel dos Santos (Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro), bem como por outros altos funcionários nacionais.
A reunião Ministerial da SADC antecede a 44.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo desta Comunidade, que se realiza sábado (17), em Harare, sob o lema: “Promover a Inovação para Explorar Plenamente as Oportunidades para o Crescimento e Desenvolvimento Económicos Sustentáveis Rumo a uma SADC Industrializada”.
O Conselho de Ministros teve como objectivo analisar os progressos registados na implementação das diversas decisões que visam materializar a integração regional e avaliar o grau de implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento da SADC (RISDP), e da Estratégia e Roteiro para a Industrialização da SADC, entre outros assuntos.
No sábado, Angola vai passar o testemunho da Presidência rotativa da SADC ao Zimbabwe, devendo o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ser substituído pelo seu homólogo Emmerson Dambudzo Mnangagwa. SC