Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, reiterou hoje o “apoio incondicional” da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) ao povo centro-africano, que se prepara para realizar eleições presidenciais e legislativas, no próximo domingo (27).
Em comunicado divulgado em Luanda, o também Presidente em exercício da CIRGL condena os actos de alguns actores políticos e grupos armados, incluindo os signatários do Acordo Político para a Paz e a Reconciliação (APPR-RCA), que visam a desestabilização do país.
“Atenta aos preparativos para a realização das eleições previstas para o próximo dia 27 de Dezembro de 2020, acompanha com muita preocupação os últimos desenvolvimentos relativos à situação política e de segurança (…), que levaram o país à deteriorização da situação de segurança e de violência extrema que afectam particularmente a população civil e privam, por conseguinte, o povo centro-africano do seu direito soberano ao voto”, lê-se no documento.
O Presidente em exercício da CIRGL expressa o seu apoio em conformidade com o Protocolo sobre a Democracia, Boa Governação e os princípios relativos à protecção dos Direitos do Homem consignados nos diferentes instrumentos da CIRGL.
É nessa esteira que apela aos diferentes protagonistas a cessarem todas as hostilidades tendentes a colocar em causa os esforços de paz e de reconciliação nacional.
João Lourenço exorta as partes envolvidas a evitarem a tomada do poder pela força, a respeitarem as instituições do Estado e a engajarem-se, plenamente, no processo em curso, de modo a que as eleições possam ser realizadas conforme os prazos constitucionalmente estabelecidos e num ambiente pacífico, credível e transparente.
A CIRGL está alinhada com as posições da Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e demais parceiros.