Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cimeira de Kampala vai lançar as bases do desenvolvimento sustentável

     Política              
  • Luanda • Sábado, 11 Janeiro de 2025 | 10h45
Cimeira Extraordinária da União Africana em Kampala
Cimeira Extraordinária da União Africana em Kampala
Joaquina Bento - ANGOP

Kampala (dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou este sábado, em Kampala (Uganda) que o continente africano vai passar a dispor de um roteiro claro para transformar os sistemas agro-alimentares e lançar as bases do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o estadista angolano, que fazia a abertura da Cimeira  Extraordinária da União Africana sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP), este encontro vai representar um ponto de viragem no continente.

Na qualidade de primeiro-vice-presidente da Mesa da Assembleia da União Africana (UA), João Lourenço disse que a cimeira vai trazer novas directrizes para a concretização dos objectivos delineados.

No seu discurso exortou à Comissão da UA a encontrar os mecanismos para a implementação bem-sucedida dos instrumentos estratégicos ao longo dos próximos dez anos, bem como a trabalhar em estreita colaboração com os Estados-Membros para os integrar nos planos nacionais de investimento agrícola.

Referiu que se devem colocar todos os meios para impulsionar a agricultura nos próximos dez anos, bem como trabalhar em estreita colaboração com os Estados-membros para os integrar nos planos nacionais de investimento agrícola.

Apelou a necessidade de de se honrar o compromisso assumido na Declaração de Malabo, de afectar pelo menos 10 por cento dos orçamentos nacionais à agricultura, mesmo tendo em conta os condicionalismos de natureza financeira.

 A reunião dos Chefes de Estado e de Governo do continente é o terceiro e último dia dos trabalhos da Cimeira Extraordinária da União Africana (UA) sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP).

O Programa Abrangente de Desenvolvimento Agrícola em África tem sido um quadro fundamental para a transformação da agricultura no continente africano desde a sua criação em 2003 com a Declaração de Malabo.

O mesmo está alinhado com a Agenda 2063 da União Africana, uma organização constituída em 26 de Maio de 2002, quando entrou em vigor o seu Acto Constitutivo, em substituição da Organização de Unidade Africana (OUA), criadaem 1963.HM/VIC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Desporto escolar é aposta de Jerson Emiliano na Huíla

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 15h00

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+