Caála – Cidadãos do município da Caála, província do Huambo, defenderam, esta quarta-feira, a necessidade se preservar o valor histórico do 4 de Fevereiro de 1961, para que sirva de incentivo patriótico para todos os angolanos.
Ouvidos pela ANGOP, por ocasião 62º aniversário da Início da Luta de Libertação Nacional, assinalar-se a 4 do corrente mês, consideram indispensável a divulgação histórica da efeméride, para que inspire os jovens a se manterem determinantes nas acções voltadas à consolidação da paz, ao reforço da unidade nacional e do desenvolvimento socioeconómico.
O estudante universitário Agostinho Apolo Gervásio disse que o 4 de Fevereiro representa uma data histórica de reflexão obrigatória, para motivar a população a ser mais patriota e unida em torno da preservação da paz e do desenvolvimento socioeconómico.
O funcionário público José Salazar Lucamba destacou que o início da luta de libertação nacional representa o heroísmo, a bravura e a coragem do povo angolano, daí a razão da nova geração saber mais sobre a importância deste processo que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
O também funcionário público Alberto Satchalombo disse ser fundamental incorporar os ensinamentos dos protagonistas do 4 de Fevereiro nos círculos de debate juvenil, na perspectiva de fortificar a acção patriótica e, ao mesmo tempo, elevar a cultura de cidadania nacional em prol da defesa integral do bem-estar comum.
No município da Caála, segundo a apurou ANGOP, a efeméride marcada com a realização de palestras sobre a Importância do 4 Fevereiro de 1961, para a conquista e liberdade do povo angolano” e com a inauguração do sistema de fornecimento de energia eléctrica da comuna da Catata.
O “4 de Fevereiro” dá início à luta armada de libertação nacional, que 14 anos depois culminou com a proclamação da Independência Nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.