Mbanza Kongo – Um cidadão nacional, de 25 anos de idade, foi detido quarta-feira, pela Polícia Nacional, no município do Nzeto, província do Zaire, por tentativa de introdução, em Luanda, de dois imigrantes ilegais da República Democrática do Congo.
O acusado foi interpelado numa barreira policial montada na Estrada Nacional nº 100 quando, numa motorizada, transportava dois cidadãos da RDC em situação migratória irregular.
Segundo o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, em declarações à ANGOP, o acusado terá cobrado valores monetários (não especificados) aos dois estrangeiros, a fim de os transportar do Nzeto à capital do país.
Acrescentou que o detido incorre no crime de promoção e auxílio à imigração ilegal, previsto e punível no Código Penal, cujo processo segue seus trâmites legais junto do Ministério Público.
Em relação aos cidadãos estrangeiros, com idades entre os 21 e 22 anos, a fonte disse que estes foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o seu repatriamento. DMN/JL