Luanda - O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Altino dos Santos, defendeu, esta quinta-feira, a promoção de categorias do efectivo, alinhada com o processo de reestruturação e redimensionamento do sector.
A alta patente falava durante a cerimónia de abertura da XXII Reunião de Balanço Anual do Exército 2022/2023, que decorre sob o lema “Exército - vigilante para o reforço da disciplina militar e prontidão combativa”.
Altino dos Santos disse, na ocasião, que a promoção de categorias tem em vista tornar o efectivo mais capaz do ponto de vista técnico-profissional e de enfrentamento de qualquer desafio.
Sublinhou que a dinâmica das FAA determinou a recente promoção de quadros para assumirem funções de elevada responsabilidade.
Referiu que aos quadros seniores recém-promovidos serão colocados enormes desafios.
Esclareceu que dentro do orçamento das forças armadas tudo será feito para as tornar mais operativas, além de melhorar a vida dos militares nos quartéis.
A reunião procedeu ao balanço das principais actividades das FAA, mormente as Linhas de Força da Directiva do CEMG (Chefe do Estado-Maior General) para o mandato 2023/2026, bem como analisou a Organização e Planeamento da Preparaçãp Operativa, Combativa e Educativo-Patriótica do Exército para o Ano 2023/2024.
Participaram no evento chefes das direcções de Armas e Serviços, comandantes de Regiões Militares, consultores do Comando do Exército, comandantes da Academia Militar do Exército e do Instituto Superior do Exército.
Também tomaram parte chefes de direcções de Armas e Serviços, comandantes das unidades de subordinação central, bem como chefes de repartições de subordinação do Comando e Estado Maior do Exército.