Luanda – O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) felicitou esta segunda-feira, em nota, a Polícia Nacional (PN) pelo 47º aniversário da sua criação, a assinalar-se terça-feira (28).
Na nota a que a ANGOP teve hoje acesso, assinada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, Altino dos Santos, felicita a todos os efectivos desta e manifesta o seu apreço pela dedicação, espírito de missão e elevado profissionalismo que estes têm demonstrado na garantia da ordem e tranquilidade publicas em todo o território nacional.
Acrescenta ainda que, ao longo da sua existência, a PN granjeou, por mérito próprio, o reconhecimento de toda a sociedade pelo seu importante papel na prevenção e combate à criminalidade em todas as suas manifestações, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde o crescimento e a densidade populacional, alida a diversos factores de ordem social, contribuem, em grande medida, na prática de actos delituosos envolvendo cidadãos nacionais e estrangeiros.
Tal como no passado, adianta que as FAA continuarão disponíveis para reforçar a cooperação com a Polícia Nacional nos esforços tendentes a manter a ordem, tranquilidade pública e a paz social, pressupostos fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável do país, tendo sempre presente que “À Pátria, aos seus filhos não implora: Ordena”.
Nesta data histórica marcante, reitero a todos os oficiais comissários, superiores, subalternos, sargentos e agentes, bem como aos funcionários civis.
Aos 28 de Fevereiro de 1976 foi criado o Corpo de Polícia de Angola (CPPA), que, no período de 1976 a 1993, sofreu várias transformações, até passar a designar-se Polícia Nacional de Angola(PNA), através do decreto 20/93 de 11 Julho, que aprovou o novo estatuto orgânico. SC