Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, endereçou uma mensagem ao Rei Filipe VI, de Espanha, a manifestar pesar pelas perdas humanas e materiais causadas pela tempestade que atingiu recentemente a região de Valência.
Numa mensagem tornada pública na página da Presidência da República no Facebook, o Chefe de Estado manifestou pesar pelo número avultado de mortos e feridos que se registou em consequência das inundações provocadas pela forte tempestade do dia 29 de Outubro.
“Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, diante deste nefasto acontecimento, apresento a Vossa Majestade e às famílias das vítimas, a indefectível solidariedade e as mais sentidas condolências nesta hora difícil para as populações da comunidade de Valência”, expressou o Presidente João Lourenço.
Concluiu manifestando ao Rei Filipe VI sentimentos de simpatia e amizade.
Mais de uma centena de vítimas mortais foram já registadas devido ao mau tempo em várias regiões de Espanha, que estão, desde terça-feira, sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano e como DINA em português.
O fenómeno causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos de Espanha, sobretudo na costa do Mediterrâneo.
A região mais afectada foi a Comunidade Valenciana, no leste do país, com chuvas com níveis inéditos, que fizeram accionar os alertas e avisos mais graves da protecção civil e da meteorologia na terça-feira à noite.
Trata-se de uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos em Espanha, ultrapassando mesmo as inundações de Biescas (Huesca) em 1996, com 87 mortos, e as inundações de Turia em 1957, em que morreram entre 80 e 100 pessoas.ART