Luanda – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou, esta quinta-feira, o Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pelo 34° aniversário do Dia da Unidade Alemã, que hoje se assinala.
Em nota à que ANGOP teve acesso, o Presidente João Lourenço realça nesta data “de grande significado” para a Alemanha, o papel transformador que esta nação desempenhou ao nível da Europa e do mundo, o que contribuiu para o desenvolvimento e a estabilidade do continente europeu ao longo destas últimas oito décadas.
“Tenho a convicção de que o vosso país saberá colocar toda a experiência que acumulou no decurso da vossa história centenária, para projectar a construção de factores que concorram para a paz e a prosperidade de toda a Europa”, escreve o estadista.
Aproveitou a ocasião para dizer que Angola mantém firme a sua convicção de que a cooperação entre os nossos países redundará em benefícios mútuos expressivos para os respectivos povos e nações.
“Queria aceitar, excelência, os meus votos de bem-estar pessoal, de boa saúde e de prosperidade para o povo da República Federal da Alemanha”, conclui.
Em 3 de outubro de 1990, a República Democrática Alemã (RDA) aderiu oficialmente à República Federal da Alemanha (RFA), formalizando, deste modo, a Reunificação. Desde então, o povo alemão comemora o Dia da Unidade Alemã como seu feriado nacional.
Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979.
Os dois países têm projectos que incidem nas áreas de construção de infra-estruturas para a produção de energia eléctrica, indústria farmacêutica e no domínio da Construção e Gestão Hospitalar.
Em 2011 criaram a Comissão Bilateral, no âmbito da "Declaração Comum de Intenções”. Trata-se de uma plataforma de troca de opiniões de carácter geral sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.ART