Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, concedeu, nesta quarta-feira, uma audiência ao núncio apostólico nomeado para o Paquistão, Dom Germano Penemote, de nacionalidade angolana, com quem abordou assuntos ligados à missão religiosa que este vai iniciar.
O sacerdote, nomeado pelo Papa Francisco, em Junho último, para o cargo de núncio apostólico do Paquistão, entrou no serviço diplomático da Santa Sé em Julho de 2003 e trabalhou nas nunciaturas apostólicas do Benin, Uruguai, Eslováquia, Hungria, Peru e Roménia.
Em declarações à imprensa, no final da audiência, Dom Germano Penemote afirmou que, como embaixador, a sua missão consiste em estreitar as relações entre a Santa Sé e o Estado islâmico do Paquistão, além de trabalhar para a Igreja Católica local.
“Vou para essa missão com muito orgulho, ao encontro dos meus irmãos do Paquistão, um país novo para mim. Isso faz parte do nosso trabalho como sacerdotes e missionários, na qualidade de enviado do Papa. Vou com alegria porque aí encontrarei o povo de Deus”, exprimiu.
Dom Germano Penemote nasceu em 24 de Outubro de 1969, na povoação de Ondobe, comuna de Oximolo, município de Cuanhama, província angolana do Cunene.
Foi ordenado sacerdote em 6 de Dezembro de 1998, na missão de Omupanda, a 10 quilómetros de Ondjiva.
Graduado pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em “Utroque Iure” (Direito Canónico e Civil), é fluente em francês, inglês, italiano, português e espanhol. AFL/ADR