Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, uma mensagem do seu homólogo da União das Comores, Azali Assoumani, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
Fez a entrega da missiva o ministro da Defesa da União das Comores, Yossoufa Mohammed Ali, que, na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado deste país da África Austral, foi recebido no Palácio Presidencial, em Luanda.
Em declarações à imprensa, à saída do encontro, Yossoufa Mohammed disse que o seu governo quer reforçar a cooperação bilateral nos domínios social e económico, na base de vantagens recíprocas.
Solução de conflitos
Neste particular, de acordo com o emissário, o Chefe de Estado comorense, Azali Assoumani, actual Presidente em Exercício da União Africana (UA), pretende o apoio de Angola para a busca de soluções dos conflitos ainda latentes em várias regiões de África, com realce para a Região dos Grandes Lagos e do Sahel.
“O Presidente das Comores conta muito com o apoio e conselhos do seu homólogo angolano para a estabilidade do continente no geral, dada a sua experiência”, explicou.
Devido ao empenho diplomático demonstrado na prevenção, gestão e resolução de conflitos em África, o Presidente João Lourenço foi nomeado “Campeão da UA para a Paz e Reconciliação em África” na 16ª Cimeira da União Africana sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governos em África, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.
A União das Comores é o quarto menor país africano, situado na África Austral, no extremo norte do canal de Moçambique, com uma população estimada em 821 mil e 625 habitantes. AFL/SC/ADR