Luanda- O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se esta terça-feira, em Luanda, do nível de execução das obras para o aumento da capacidade e do funcionamento dos Sistemas e Projectos de Abastecimento de Água às populações da cidade capital do país.
Na visita ao denominado projecto Quilonga Grande, localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo (Luanda), ao Chefe de Estado foi feita a apresentação técnica sobre os Sistemas e Projectos deAbastecimento de Água, por parte dos responsáveis da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL).
Os projectos em curso para abastecimento desde líguido precioso na província de Luanda vai beneficiar cerca de dez milhões de habitantes, até 2027.
Na companhia dos ministros de Estado, titulares de departamentos ministeriais e outros quadros da Administração Central do Estado, o Presidente João Lourenço percorreu as obras da Estação de Bombagem do Sistema de Abastecimento de Água da Quilonga Grande.
A central de abastecimento de água da Quilonga será a maior de Luanda, com 500 mil metros cúbicos de capacidade de captação e tratamento de água, e a empreitada está a cargo do consórcio chinês Sinohydro-Jonce.
A cidade de Luanda, que conta com nove municípios e uma população estimada em 9, 9 milhões de habitantes é abastecida de água por seis sistemas principais, com realce para os de maior contribuição, nomeadamente, Candelabro, Kifangondo, Luanda Sudeste, Kilamba, Kuilumbo e Bom Jesus. AFL/VIC