Dakar (Dos enviados especiais) – O Presidente da República, João Lourenço, prossegue esta segunda-feira, 24, a agenda que o levou ao Senegal, onde participa como convidado especial na oitava edição do Fórum Internacional de Dakar sobre Paz e Segurança em África.
O Chefe de Estado angolano encontra-se na capital senegalesa desde domingo, 23, a convite do seu homólogo anfitrião, Macky Sall.
O primeiro dia foi marcado pela sua condecoração com a Ordem Nacional do Leão, a mais alta distinção do Estado senegalês para um chefe de Estado estrangeiro.
Na ocasião, João Lourenço agradeceu o gesto, em seu nome pessoal e no do Povo angolano, sublinhando as boas relações de cooperação e de amizade existentes entre os dois países.
O oitavo Fórum Internacional de Dakar, a decorrer de 24 a 25 deste mês, no Centro Internacional de Conferências de Diamnadio (CICAD), tem como lema “África face aos impactos exógenos: desafios da estabilidade e da soberania”,
Vai congregar vários chefes de Estado e de Governo, representantes de organizações internacionais e não governamentais, bem como grupos de reflexão, para debater diversos temas ligados à paz e segurança, no continente africano.
Estão previstos duas sessões plenárias e vários ateliêrs consagrados a temas como o empoderamento estratégico de África no domínio da segurança, a reforma do sector securitário no continente, as capacidades das forças armadas e a expansão do extremismo violento, entre outros.
Segundo os seus organizadores, a iniciativa visa identificar e propor “soluções realistas” para a promoção, a longo e médio prazos, da autonomia estratégica da União Africana (UA) e das organizações regionais do continente em matéria de segurança.
São igualmente objectivos do encontro propor “respostas realistas” aos desafios das capacidades das forças armadas nacionais no quadro da reforma do sector de segurança e novos modelos económicos e políticos africanos em face da nova geopolítica mundial capazes de se adaptar e absorver os impactos exógenos de maneira sustentável.
No quadro da sua participação no encontro, João Lourenço vai intervir num painel de alto nível para apresentar a sua visão e perspectiva enquanto presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sobre como alcançar a estabilidade no continente e combater o terrorismo, na África Austral.
O painel contará ainda com a presença dos seus homólogos de Cabo Verde, José Maria Neves, e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, bem como do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, e representantes dos governos francês e japonês, estes dois últimos como parceiros históricos do Fórum de Dakar.
O Fórum de Dakar foi lançado, em 2013, por iniciativa dos governos de França e do Senegal e realiza-se anualmente desde 2014 com a última edição organizada, em 2021, depois do cancelamento da do ano anterior devido à pandemia da Covid-19.
Participam na sua organização vários parceiros públicos e privados, incluindo entidades institucionais de França, Japão e China.