Windhoek (Do enviado especial) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, assistiu neste domingo, ao funeral de Estado do ex-Presidente da Namíbia, Hage Geingob, no Memorial Heroes’ Acre, a aproximadamente 15 quilómetros do centro de Windhoek.
Acompanhado da Primeira-Dama, o Presidente da República, igualmente Presidente em exercício da SADC, tinha já participado, no sábado, no Independence Stadium, também na capital namibiana, noutra cerimónia fúnebre de Estado, pelo passamento físico de Hage Geingob, ocorrido a 4 de Fevereiro, vítima de cancro.
Além de diferentes Chefes de Estado ou seus representantes, e de antigos Estadistas, centenas de pessoas, maioritariamente trajadas de preto, dirigiram-se ao local para o último adeus ao considerado “Presidente do povo”.
Precedeu-se a deposição do corpo do Estadista no espaço dedicado a homenagear e venerar o espírito das heroínas e heróis um momento religioso, seguido de um breve pronunciamento do novo Presidente, Nangolo Mbumba.
Este cumprirá o mandato até 21 de Março de 2025, data da investidura do vencedor das eleições de Novembro do presente ano.
Primeiro-ministro da Namíbia por duas vezes (1990-2002 e 2012-2015), Geingob chegou ao poder, em Março de 2015, antes de ser reeleito, em 2019.
Geingob foi o terceiro Presidente da Namíbia, país que se tornou politicamente independente da África do Sul, em 1990. ADR/VC