Huambo - No âmbito da celebração do Dia da Cultura Nacional comemorado nesta quarta-feira o Presidente da República, João Lourenço, assistiu no Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, o espectáculo músico-cultural, cerimónia que marcou o ponto mais alto da efeméride.
A gala iniciou antes com um jantar onde na presença do Chefe de Estado foram homenageados com estímulos de honra várias individualidades que ao longo dos anos têm contribuído para o desenvolvimento da cultura nacional nas suas demais vertentes.
Posteriormente, João Lourenço, que esteve ladeado de membros do Executivo e convidados, presenciou o espectáculo músico-cultural, onde vários artistas locais animaram os presentes com as suas canções tradicionais entre outras.
Na ocasião, o Presidente da República recebeu do ministro da Cultura, Filipe Zau, o certificado de classificação dos “Sona -desenhos e figuras geométricas sobre areia na lista representativa do património cultural material da humanidade”, outorgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
No momento, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, na sua intervenção, reconheceu o empenho do Estadista angolano a favor da cultura, humanidade e diversidade multicultural dos povos.
O governante agradeceu ainda o facto de o Chefe de Estado ter anuído a realização dos festejos do dia da cultura nacional, na província do Huambo, facto que aconteceu pela primeira vez, fora da cidade de Luanda.
À noite cultural ficou marcada também pela apresentação do projecto “mais arte - simbioses de guitarras”, bem como a demonstração ecléctica de disciplinas culturais, desde instrumentos musicais a performances vocais de artistas prestigiados.
Este ano, as comemorações do Dia da Cultura Nacional estão enquadradas no contexto dos 50 anos do aniversário da Independência Nacional que se assinala a 11 de Novembro próximo.
No país o 8 de Janeiro é dedicado à valorização, promoção e preservação da rica diversidade cultural, instituída como uma forma de destacar a importância da cultura na identidade e desenvolvimento nacional. A data remonta ao período pós-independência em que se buscava consolidar os valores culturais angolanos. AFL/ALH