Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou, esta quarta-feira, uma mensagem a Vladimir Putin, Presidente da Rússia, felicitando-o pelo dia deste país, que hoje se celebra.
A felicitação é extensiva ao povo e ao governo russo, conforme se refere na mensagem do Chefe de Estado, a que ANGOP teve acesso.
Na mesma nota, João Lourenço manifesta o desejo que Angola tem de continuar a estreitar as relações históricas de amizade que unem os dois países há mais de cinco décadas.
Refere ainda o Presidente da República que as relações de amizade entre Angola e a Rússia apresentam perspectivas de um futuro em que podem ser aprofundadas cada vez mais, por via da implementação de projectos de cooperação mutuamente vantajosos em domínios de interesse comum.
A data marca o aniversário do Primeiro Congresso dos Deputados do Povo, no qual foi adoptada a Declaração de Soberania da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR), em 1990.
Em 12 de junho de 1990, quando a União Soviética estava à beira do colapso, a RSFSR (a maior e a república central da URSS) seguiu outras repúblicas ao declarar sua soberania e impor suas leis sobre às soviéticas.
Isso significa que Boris Iéltsin, então líder da RSFSR, tornou-se um adversário directo de Mikhail Gorbatchov, que continuava como Presidente da URSS.
Este facto, combinado com com vários conflitos nacionais e a busca pela independência de outras repúblicas, levou à dissolução da União Soviética no ano seguinte. E assim nasceu a Federação da Rússia. ART