Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, enalteceu esta quarta-feira, em Luanda, o “bom trabalho” exercido nos municípios pelas antigas administradoras do Andulo (Bié), Belize (Cabinda), e Luau (Moxico), facto que as elevou a categoria de governadoras.
O Titular do Poder Executivo falava na cerimónia de posse de cinco novos governadores provinciais, entre as quais quatro mulheres, nomeadamente do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, de Cabinda, Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, da Lunda Norte, Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, do Cuanza Sul, Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, e do Huambo, Pereira Alfredo.
Na mesma ocasião, o Presidente João Lourenço conferiu posse a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, o secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha Cândido dos Santos, a vice-governadora do Cuanza Norte para o Sector Político, Social e Económico, Constantina Pereira Furtado Machado e o vice-governador do Cuanza Norte para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Michel Raimundo Luzolo.
Na sua intervenção, o Presidente da República disse que as governadoras, ora empossadas pelo bom trabalho nos municípios em que trabalharam, mereceram a confiança do Executivo, sublinhou que "premiou-se o mérito".
João Lourenço, que em seguida reunião brevemente com os governadores nomeados, notou o caso da movimentação de um governador para outra província às vezes gera questionamento, em função do bom desempenho no exercício das funções da região em que saí.
“Eu digo que saem para desempenharem o papel de bombeiro. Portanto, se fizeram um bom trabalho onde estavam, o que esperamos é que venham fazer igual ou melhor nas províncias onde foram indicados agora “, exprimiu.
A governadora do Bié Celeste Elavoco David Adolfo, antes administradora do Andulo, substitui no cargo Pereira Alfredo, indicado para exercer as mesmas funções da província do Huambo, em substituição de Lotti Nolika.
A ex administradora municipal de Belize, Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, indicada governadora da província de Cabinda, substitui Mara Quiosa, nomeada para a província do Cuanza Sul, em substituição de Job Capapinha.
Já Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, nomeada governadora da Lunda Norte, era administradora municipal do Luau, província do Moxico. Substitui no cargo Odia Paulo Satula Vilarinho.
Até então ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança substitui no cargo Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen. AFL/ART