Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, manteve hoje, quinta-feira, uma longa conversa telefónica com o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, no quadro dos esforços que Angola tem vindo a desenvolver para a solução da crise de segurança na República Democrática do Congo.
Nesta senda, o Chefe de Estado enviou o ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Kinshasa, para falar com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi.
Luanda acolheu, no último sábado, a 4ª Sessão Ministerial, sob a mediação de Angola, para o reforço do diálogo e cooperação entre as delegações ministeriais da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda, visando o fim definitivo das hostilidades na região Leste do país vizinho.
O encontro, que decorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores, além de servir para a apreciação do Relatório dos Peritos de Inteligência, contemplou a aprovação da Acta da 3ª Reunião Ministerial, realizada, igualmente, na capital angolana, nos dias 20 e 21 de Agosto deste ano.
À semelhança das anteriores, a reunião teve como finalidade a busca de consenso para a estabilização do leste da RDC, na sequência da proposta concreta de acordo de paz duradoura e definitiva apresentada pelo Presidente da República, João Lourenço, enquanto mediador designado pela União Africana.
A reunião, orientada pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, contou com a participação da ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Francofonia da República Democrática do Congo, Théresé Kayikwamba Wagner, e o homólogo do Rwanda, Olivier Jean Patrick Nduhungirehe. ART