Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta quinta-feira, em Luanda, a importância da participação de Angola nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de França, encorajando uma melhor representação no certame.
O Chefe de Estado falava na cerimónia de Outorga da Bandeira Nacional dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, de 26 de Julho a 11 de Agosto, e dos Paralímpicos, de 28 de Agosto a 08 de Setembro, na mesma cidade.
Na presença de desportistas nacionais e dirigentes do Comité Olímpico Angolano, João Lourenço elogiou os atletas angolanos pelo facto de, ao longo dos anos, terem alcançado, nas várias competições internacionais, resultados satisfatórios.
Por este facto, felicitou todos aqueles que contribuíram para ultrapassar os constrangimentos que existiam para a participação de Angola nesses Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Estamos todos de parabéns pelo facto de termos conseguido remover o constrangimento que permitiu ao nosso país estar representado nesta grande festa do desporto internacional”, sublinhou.
O Estadista angolano ressaltou o momento “bastante difícil” em que se realizam os Jogos Olímpicos, tendo se referido à proliferação de conflitos armados com intensidade, que de alguma forma põem em perigo paz e a segurança universal.
“Se por um lado uns fazem a guerra vocês participarão nesses jogos para transmitir uma mensagem contrária à guerra, porque o desporto promove a amizade e a concórdia entre os povos e as nações”, exprimiu.
Após o acto de Outorga da Bandeira Nacional dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Presidente João Lourenço, num outro momento na parte exterior do Palácio Presidencial, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, manteve diálogo com os atletas e membros do Comité Olímpico Angolano (COA) e do ministério da Juventude e Desportos.
O conjunto nacional aos jogos olímpicos de Paris está representado nas modalidades de atletismo, andebol, judo, natação, canoagem, remo e vela, com 25 atletas .
Essa é 11ª primeira participação de Angola nos Jogos Olímpicos. AFL/SC