Accra (Do enviado especial) - O Presidente da República, João Lourenço, deixou este domingo a cidade de Accra, Ghana, onde participacipou na 6.ª reunião de coordenação semestral entre a União Africana (UA), as Comunidades Económicas Regionais (CER) e os Mecanismos Regionais (MR).
No Aeroporto Internacional de Accra, acompanhado da primeira-dama Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de altas figuras dos Governos de Angola e do Ghana.
Antes de participar na reunião, o Presidente da República, abordou o fortalecimento das relações bilaterais com o seu homólogo do Djibouti, Ismail Omar Guelleh.
No seu discurso, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) disse que o continente enfrenta imensos desafios que constituem autênticos entraves ao cumprimento dos objectivos das agendas de integração enquanto Comunidades Económicas e Mecanismos Regionais.
Por outro lado, recordou que a SADC decidiu enviar um destacamento de forças à República Democrático do Congo (RDC) com objectivo de colaborar com o governo congolês para se encontrar os melhores caminhos para a estabilização do país.
Disse que a decisão, tal como já havia ocorrido com Moçambique, não deve ser vista como qualquer ameaça para os países vizinhos, mas sim contribuir para a pacificação da região e do continente africano.
No seu discurso João Lourenço reiterou que a paz, a segurança, a democracia e a boa governação constituem o alicerce sobre o qual assentam as aspirações ao desenvolvimento socioeconómico e a melhoria da qualidade de vida das populações.
Subordinado ao lema "Educar e Capacitar a África para o Século XXI”, o encontro tem como objectivos principais promover uma divisão clara de trabalho e colaboração efectiva entre a UA, as comunidades económicas, os mecanismos regionais e os Estados-membros da organização continental, de forma a estarem alinhados ao princípio da subsidiariedade, da complementaridade e da vantagem comparativa.
A reunião de coordenação Semestral foi concebida em 2017 como o principal fórum para a UA e as Comunidades Económicas Regionais (CER) alinharem o seu trabalho e coordenarem a implementação da agenda de integração continental, substituindo as cimeiras de Junho/Julho.
Este ano, o evento decorre sob o lema “Educar e Capacitar África para o Século XXI”, sendo que o evento foi antecedido pela 45ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo, que decorreu de 18 a 19 de Julho de 2024 nesta mesma cidade de Accra (Ghana).
A União Africana (UA), a principal organização do continente, foi fundada em 2002 e é a sucessora da Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1963.
Reúne 52 repúblicas e três monarquias, congregando uma população total de cerca de 1.068.444.000 habitantes. SC/VIC