Luanda - O Presidente da República da Estónia, Alar Karis, chegou esta quinta-feira a Luanda, para uma visita oficial de 48 horas a Angola, a convite do chefe de Estado, João Lourenço, no quadro do reforço das relações de cooperação entre os dois países.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Alar Karis, acompanhado da primeira-dama estónia, Sirje Karis, recebeu cumprimentos de boas vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, entre outras individualidades presentes.
A agenda de trabalho prevê, entre outros assuntos, um encontro com seu homólogo angolano, João Lourenço, uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde vai depositar uma coroa de flores no sarcófago em homenagem ao Fundador da Nação, bem como a participação do seminário executivo sobre Governo Digital, promovido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA).
Cooperação
Angola e a Estónia estabeleceram relações de cooperação bilateral em 1991, após o desmembramento da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano em que este país da Europa proclamou a sua independência.
Há sensivelmente oito dias, o embaixador angolano Manuel Chaves apresentou as cartas credenciais ao Presidente da Estónia, Alar Karis, em cerimónia realizada no Palácio Presidencial, em Tallin.
Depois da acreditação, Manuel Chaves foi recebido pela conselheira do Presidente para a Política Externa, Celia Kuningas, com quem abordou questões relacionadas com o estreitamento das relações bilaterais entre Angola e a Estónia, sobretudo nos domínios da Digitalização Administrativa, Educação, Saúde e Agricultura.
Os dois países assinaram, em Abril do ano passado, na cidade de Tallin, um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação bilateral em matéria de governação digital e modernização administrativa.
A Estónia é um pequeno país do Báltico com uma população de apenas 1,3 milhões de habitantes. Apesar das suas dimensões modestas, é frequentemente citado como um exemplo de liderança em governação digital. VIC