Luanda - O Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, chegou este domingo (dia 20) a Luanda, para uma visita de Estado a Angola, com vista ao reforço das relações bilaterais.
À chegada, o estadista da america central e acompanhantes foram recebidos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro das Relações Exteriores, Teté António, e por membros da Embaixada de Cuba em Angola.
Durante três dias em solo angolano, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez vai cumprir uma intensa agenda, que prevê, entre outros, encontro com o homólogo João Lourenço e visita ao Memorial Agostinho Neto, onde vai assinar o Livro de Honra.
De acordo com o programa da visita a que a ANGOP teve acesso, o presidente cubano vai, de igual modo, testemunhar a assinatura de acordos entre delegações dos dois países e participar de uma sessão solene na Assembleia Nacional.
No dia 22, antes de regressar, irá ao Cemitério Alto das Cruzes para a deposição de uma coroa de flores no túmulo do Comandante Raúl Diaz Arguelles Garcia, bem como visitar a escola Angola e Cuba e encontrar-se com os ex-estudantes angolanos em Cuba e amigos.
Angola e Cuba, Estado insular, conservam relações estratégicas de 47 anos, sustentadas pelo Acordo Geral de Cooperação, assinado em Fevereiro de 1976, e incididos essencialmente nos sectores da Saúde, Educação e Defesa.
Este Estado caribenho tem formado muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola, país que apoiou na guerra contra o regime do apartheid da África do Sul. SL/MDS