Abidjan – (do enviado especial) – O Presidente da República, João Lourenço, manteve esta sexta-feira, uma conversa com cidadãos angolanos residentes na Cotê d’Ivoire, de quem se inteirou da sua vivência neste país.
Entre os presentes, destaca-se membros da família do então líder da Unita, Jonas Savimbi, sobretudo uma das suas filhas, Isabel Savimbi Sacaita.
Em declarações à imprensa, disse ter sido uma honra ter conversado com o Chefe de Estado angolano, a quem transmitiu as dificuldades vividas pelas juventude, sobretudo a falta de emprego.
Segundo a interlocutora, que veio representar a comunidade residente no Burquina Faso, também atendida pela missão diplomática de Angola na Cotê d’Ivoire, foi bom o encontro com o Presidente e, enquanto recém formada em comunicação, o seu desejo é ter um emprego, mesmo que seja em Angola.
Disse ter transmitido também os preocupações relacionadas com o problema de segurança no Burquina Faso, motivado pelo terrorismo.
Residente há muitos anos fora do país, elogiou a disponibilidade do Presidente João Lourenço em receber a comunidade.
Manifestou-se satisfeita pelo facto de o governo ter aprovado recentemente a criação da Fundação Jonas Savimbi, pois a organização não terá nada haver com a política, mas desenvolver actividades filantrópicas.
Afirmou que nota mudanças positivas no desenvolvimento de Angola, apontando como exemplo, a melhoria do sector da energia.
Quem também participou no encontro foi Maquengo Augusto, alto funcionários do Banco Africano de Desenvolvimento, que disse ter entregue um documento ao Chefe de Estado onde consta a sua visão sobre o desenvolvimento do país.
Por seu turno, o embaixador de Angola na Cotê d’Ivoire, Domingos Pacheco, considerou o encontro memorável, por permitir esta aproximação com a comunidade de angolanos.
Já o estudante de relações internacionais, Pedro Mbala disse ter transmitido ao Presidente a necessidade de se promover mais a cultura angolano na Cotê d’Ivoire, visando uma maior aproximação entre os dois povos.
O Presidente da República concluiu hoje uma visita de 48 horas a Cotê d'Ivoire com objectivo de relançar a cooperação bilateral. ART