Luanda - O novo Aeroporto Internacional de Luanda será inaugurado até ao final deste ano (2023), reafirmou hoje, sábado, o Presidente da República, João Lourenço, após uma visita de constatação às obras do empreendimento, a segunda neste ano.
“Eu confirmo que houve avanços e, em princípio, mantemos a data para a inauguração”, afirmou o Chefe de Estado angolano em declarações à imprensa no final da visita, onde recebeu informações sobre o andamento dos trabalhos que se encontram na reta final.
O novo Aeroporto Internacional de Luanda “baptizado”por Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, localizado na zona do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, ocupa uma área de 1.324 hectares e terá capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.
João Lourenço disse que recebeu informações do empreiteiro da obra que “o trabalho está em curso e, a seu devido tempo, teremos novidades boas”.
A obra orçada em USD 1,4 mil milhões está a cargo da empresa estatal chinesa Aviation Industry Corp of China (AVIC).
João Lourenço afirmou que, nesta sua visita, a última antes da inauguração “deu para desbloquear um constrangimento, que não especificou.
“O valor das visitas no terreno é precisamente este. Às vezes dá-nos oportunidade de tomar decisões no terreno que acabam por ser sempre mais eficazes do que aguardar por uma reunião”, exprimiu.
Em Março do corrente ano, aquando da sua última deslocação às instalações do novo Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, o Chefe de Estado havia afirmado que a importante infra-estrutura seria inaugurado em Dezembro de 2023.
O empreendimento possui duas pistas duplas e está dimensionado para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial.
A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.
O projecto do aeroporto contempla a construção de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de 75 quilómetros quadrados. AFL/SC/ADR