Paris (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, chegou esta quinta-feira, ao Palácio Presidencial do Eliseu, em Paris, dando início à visita de Estado de 48 horas a França, a convite do seu homólogo Emmanuel Macron.
Depois dos hinos nacionais, honras militares e revisão das tropas em parada, João Lourenço recebeu à entrada do Palácio cumprimentos do Presidente francês, Emmanuel Macron.
Momentos antes, a Primeira-Dama Ana Dias Lourenço foi acolhida por Brigitte Marie-Claude Macron, esposa do Presidente francês.
Os dois líderes irão discutir, além das questões bilaterais, vários assuntos regionais e internacionais, numa altura em que o Presidente João Lourenço se prepara para assumir, dentro de algumas semanas, a presidência da União Africana (UA), sediada em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Vão igualmente participar nas conversações oficiais entre as delegações dos dois países.
Segundo a Presidência francesa, a visita insere-se no desejo recíproco de fortalecer os laços políticos, culturais e económicos entre França e Angola.
Ainda hoje, João Lourenço vai manter, no período da tarde, um encontro com a presidente da Assembleia Nacional francesa, Yara Braun-Pivet, antes de regressar à noite ao Palácio Presidencial para o jantar oficial oferecido pelo Presidente Macron.
Já na sexta-feira, segundo e último dia da visita, João Lourenço participa no Fórum Económico França-Angola, que vai explorar as oportunidades de negócios, parcerias e outros engajamentos, entre os operadores económicos dos dois lados.
Seguir-se-ão mais tarde visitas a objectivos económicos como uma central de valorização energética de resíduos e a Cidade das Ciências e da Indústria, estando o regresso do Chefe de Estado ao país previsto para sábado, 18 de Janeiro. IZ/VIC